O prefeito do Jaboatão dos Guararapes e presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, apertou o passo. Depois de correr o Interior, ele foi para Brasília e levou a tiracolo o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, para conversar com o presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, e oficializar a condução do gestor cabense à segunda vice-presidência da sigla na executiva estadual. Essa é a versão oficial, mas o que Anderson busca mesmo é ampliar sua liderança.
Anderson sabe que o ‘não’ do MDB a Miguel Coelho rearruma o jogo eleitoral e oferece uma nova realidade. Ele sabe que Miguel continua no jogo e não está disposto a abrir mão do projeto, mas precisa estar pronto e com a liderança consolidada.
Liderar o grupo e ter correligionários respeitados faz parte da estratégia.
“O PL ocupa um espaço estratégico na política estadual, com nove prefeitos, dois deputados estaduais e um federal, além 74 vereadores e importantes lideranças em todas as regiões. Nosso papel tem sido o de fortalecer o partido dentro dessa conjuntura para que possamos montar chapas competitivas para estadual e federal nas eleições de 2022. Keko está à frente de um município de grande importância para o Estado e tem realizado uma ótima gestão, então sua presença na executiva estadual agrega na consolidação de projetos futuros”, discursou Anderson Ferreira.
A mansão
A ex-prefeita de Arcoverde (PE), Madalena Britto, não ficou mesmo muito longe da política. Ela foi nomeada pelo governador Paulo Câmara (PSB) para integrar a sua Assessoria Especial com salário mensal de R$ 5.647,75. Na cidade a piada é que a mulher que tem a “maior mansão de Arcoverde“. Não precisava.
Ouvindo
Para incluir os vitorienses na discussão sobre o futuro da cidade, o prefeito Paulo Roberto e o vice, Professor Edmo Neves, lançaram a plataforma digital do Orçamento Municipal Participativo. Com o OMP, a gestão pretende definir as diretrizes, os programas e as ações para os próximos quatro anos, de acordo com a necessidade que a população elencar.
Central do Pajeú 2
O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes (PDT), e o prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB), anunciaram a implantação da nova Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE). Será a segunda Central do Pajeú. A primeira foi em Afogados da Ingazeira. A unidade vai oferecer Agência do Trabalho, Expresso Empreendedor, Junta Comercial e Agência de Empreendedorismo.
Investimentos
Em busca de novos investimentos para o município de Lagoa Grande (PE), o prefeito Vilmar Cappellaro (MDB) foi ao Recife, onde apresentou várias demandas à secretaria Fernandha Batista em relação a sua área de atuação. Infraestrutura urbana e recursos hídricos foram foco maior do encontro. O município está na expectativa da conclusão da escolha da empresa que dará início às obras de recuperação e adequação da famosa estrada da Uva e do Vinho.
Todos juntos
O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos) está na estrada. Ele foi até Pesqueira (PE) e conversou com líderes do seu partido na cidade. Na comitiva estavam o prefeito em exercício, Bal de Mimoso, e o prefeito eleito e atual secretário municipal de Governo, Cacique Marquinhos. Bode assado e política na mesa não faltaram.