Quem tinha dúvida do tamanho da disposição do prefeito de Jaboatão dos Guararapes nas eleições deste ano, Anderson Ferreira (PL) passa a não ter mais. Agora há outdoors com a foto dele espalhados desde o Litoral até o Sertão.
O texto do outdoor é um convite para filiação ao PL. “Queremos você com a gente. Filie-se ao PL”, diz a mensagem dos outdoors do partido presidido por Anderson. No entanto, é mais que apenas isso. O prefeito usa o expediente para se apresentar além das fronteiras da Região Metropolitana, em um cartaz claro e uma foto bem postada. Afinal, candidato tem que aparece bem na foto.
Mais que apenas vender o seu nome, Anderson trabalha para atrair candidatos e montar uma chapa proporcional robusta, para que o partido chegue forte na eleição.
A nova regra eleitoral, que vale para as eleições de 2022, estabeleceu que está proibida a coligação de partidos na disputa proporcional, a não ser em caso de formação de federações. O PL acredita que a sigla tem condições de sair sozinha e eleger um número expressivo de deputados federais e estaduais.
Enquanto isso, Anderson vai conversando e oferecendo o seu nome para a eleição que vai tentar quebrar a hegemonia do PSB. Os bolsonaristas acreditam que agora, no mesmo partido do presidente, pode dar o palanque que Bolsonaro precisava em Pernambuco.
Pra crescer
O deputado federal Ricardo Teobaldo continua pegado no serviço para o Podemos chegar forte nas eleições. Ele trabalha firme na montagem do time que vai estar na chapa proporcional e comemorou muito a chegada do ex-prefeito Edson Vieira, que anunciou que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados, e sua esposa Alessandra Vieira será candidata à reeleição para a Assembleia Legislativa (Alepe) pela legenda. Teobaldo promete novos nomes de peso para os próximos dias.
Uma conversa sobre reajuste
Em Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito Fábio Aragão vai dialogar com os professores para falar do aumento salarial. O gestor marcou uma reunião com o sindicato para discutir reajuste salarial. A reunião irá acontecer nesta sexta-feira (25), com representantes do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino de Pernambuco (SINDUPROM). Já há quem diga que o prefeito vai propor um aumento de apenas 10,06%.
Aterro coletivo
O aterro sanitário de Salgueiro (Sertão Central) precisa ser ampliado. Construído em 2010, ele tinha uma projeção para aguentar 30 anos, mas foi recebendo resíduos sólidos de municípios vizinhos e não aguenta mais. Com o ‘problemão’ na mesa, o prefeito Dr. Marcones Sá busca recursos junto ao governo estadual, que garantiu que vai assumir a reforma para atender municípios como Moreilândia, Ipubi, Trindade, Bodocó e Ouricuri, no Araripe; Belém do São Francisco e Floresta no Sertão do São Francisco – todos estes ainda com lixões – e Carnaubeira da Penha (também Sertão Central), que vinha depositando seus resíduos em Arcoverde (no Moxotó), a quase 300 km de distância.
Comemorando
Mais uma vez Petrolina, Sertão do São Francisco, apareceu entre as cidades campeãs na geração de emprego. Em matéria publicada no Jornal Estado de São Paulo, a Capital do São Francisco teve um aumento de 10,7% no saldo de empregabilidade nacional, está em 8° lugar no ranking nacional de empregabilidade e em 2° no Nordeste. O prefeito Miguel Coelho, claro, comemora e usa a grife.