Em Petrolina, a denúncia de um líder comunitário contra o atual vereador Ronaldo Silva (PSDB) movimentou a cidade. José Filho, apoiador da então candidata Raquel Lyra (PSDB), gravou um vídeo e o divulgou nas redes sociais, afirmando ter descoberto que os cargos de segundo escalão do governo estadual – Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gerência Regional de Educação (GRE), Expresso Cidadão e 8ª Ciretran – só serão ocupados “por gente de Ronaldo e de Guilherme (Coelho)”, disse ele, no vídeo.
Segundo José Filho, somente na GRE/Submédio São Francisco mais de 100 pessoas serão contempladas com cargos comissionados. “Todo mundo trabalhou na campanha da governadora, essa não foi uma campanha municipal. (Os cargos) são para reforçar a governadora, e não para Ronaldo fazer campanha”, desabafou.
“Ele me disse que vai colocar é todo mundo da casa dele. Até a esposa já assumiu o comando do Casem na cidade. É tudo só pra ele?”, questionou.
O apoiador teve uma reunião no gabinete de Ronaldo, e o clima não foi dos melhores. Zé Filho chegou a gravar a conversa pelo seu celular para ratificar tudo o que disse no vídeo.
O vereador admitiu que, de fato, procurou abrigar no Governo Raquel Lyra, em primeiro lugar, os familiares, uma vez que sua esposa e seu filho foram os primeiros demitidos do governo municipal, assim que ele deixou o grupo do ex-prefeito Miguel Coelho – além de motoristas indicados por ele na empresa de transporte coletivo da cidade. Ronaldo disse também que indicação de comissionados “é natural da política” do lado de quem ganha as eleições.
Sob nova direção
O Partido Progressista (PP) em Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, está sob nova direção: o prefeito Keko do Armazém. Ele aceitou o convite do presidente estadual da legenda, deputado federal Eduardo da Fonte, do vice-presidente, deputado federal Lula da Fonte, e do deputado estadual do partido, Jeferson Timóteo. Um dos gestores mais bem avaliados na Região Metropolitana, sua reeleição está entre as prioridades do partido.
Pré-candidatura
Ainda no Cabo, Eduardo Da Fonte disse que Keko do Armazém terá todo o seu apoio e do grupo para a reeleição em 2024. “Keko é um líder comprometido com o desenvolvimento do Cabo de Santo Agostinho. Sua reeleição é prioridade absoluta do PP. Terá apoio de todo nosso grupo político, dos quatro deputados federais e oito deputados estaduais do partido. Juntos vamos fazer ainda mais pelo povo cabense”, disse Eduardo da Fonte.
Defesa do meio ambiente
A Lei nº 18.192, de autoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade), que que permite a utilização do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) para ações de recuperação, proteção e desenvolvimento das bacias hidrográficas do Estado, foi promulgada. O objetivo é criar mais instrumentos de financiamento para preservação desses recursos naturais em Pernambuco. De acordo com o texto, através da disponibilização de parte do fundo, será possível desenvolver planos, programas e projetos que tenham o propósito de controlar, preservar, conservar e recuperar as regiões que vêm sendo deterioradas ao longo dos anos, permitindo o melhor uso dos recursos hídricos em benefício dos pernambucanos.