O crime assustador que ceifou a vida do presidente da Câmara de Vereadores do município Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú, José Arnaldo do Nascimento Gaia (o Danda Gaia(, mexeu com as estruturas políticas e emocionais em todo o Sertão. Danda foi o terceiro vereador mais votado do seu município nas eleições de 2020, com 422 votos.
As imagens gravadas por uma câmera de segurança que mostraram o assassinato, com uma mulher ao seu lado no veículo, percorreram todos os grupos de WhatsApp e mídias sociais como um rastilho de pólvora.
Aliás, a violência tem crescido e, até agora, depois do assassinato do vereador, não se registrou uma nota sequer das autoridades competentes sobre o caso, ou se falou em providências no sentido de elucidar esse assassinato brutal. Em Serra Talhada, onde Danda morava, o clima é de consternação e medo, já que o primo dele, Ednaldo Isidório Neto, o Zé Dida Gaia (PP), já havia sido assassinado em junho de 2022, em um posto de combustíveis da cidade. O crime até hoje não foi esclarecido.
Danda Gaia tinha 60 anos e sua esposa, Ketinha Santos, é atualmente secretária da Mulher de Santa Cruz da Baixa Verde.
Ilegal
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou como ilegal o processo de admissão de pessoal realizado pela Prefeitura de Floresta, no Sertão de Itaparica, no exercício de 2022, referente a contratações temporárias para diversas funções. Consequentemente, o órgão negou o registro a todos os servidores listados, além de ainda aplicar multa conforme o voto do relator, o conselheiro substituto Carlos Pimentel.
Contratações artísticas
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendações para o Poder Executivo do Município de Salgueiro, no Sertão Central, justificar a contratação de qualquer profissional artístico que seja realizada via inexigibilidade de licitação. Além disso, o órgão fiscalizador pede à prefeitura que se abstenha de realizar a contratação de shows e artistas para o período junino, cujos valores extrapolem a média paga aos artistas locais/regionais.
Contratos irregulares
Em Garanhuns (Agreste), o MPPE ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, a título de tutela de urgência ou evidência, contra o prefeito Sivaldo Rodrigues e o Município, em virtude de a prefeitura exibir um extenso quadro de servidores públicos contratados. O MPPE pede a realização de concurso público e exoneração dos contratados irregularmente.
Empréstimo aprovado
A Câmara de Vereadores de Araripina, no Sertão do Araripe, aprovou projeto de lei do Executivo, autorizando a prefeitura a contrair empréstimo de R$ 50 milhões, através da Caixa Econômica, para obras e investimentos em todas as áreas da cidade. Esse é o maior pacote de investimentos da história da cidade sertaneja. Na semana passada, o prefeito Raimundo Pimentel disse que o montante vai contemplar diversas áreas da gestão municipal, a exemplo de saúde, infraestrutura e mobilidade urbana, na sede e zona rural.
A violência nesse país é de assustar o cidadão consciente. Assusta mais ainda é a falta de providência pelas autoridades a quem compete diminuir essa tragedia. Acredito que só com reforma estrutural profunda nas áreas política e administrativa do país possa resultar esperança. Não há efetividade nessa direção. Só muito falatório. Enquanto isso a sociedade padece e chora.