A Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão do São Francisco, começou a se movimentar quanto à prisão preventiva do vereador Gaturiano Cigano (DEM). O presidente da Mesa Diretora, Aero Cruz (MDB), afirmou que a Casa Plínio Amorim seguirá os ditames da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno, o qual determina o encaminhamento à Comissão de Ética Parlamentar para a apreciação de possível infringência de decoro parlamentar pelo vereador Gaturiano Cigano.
Ainda de acordo com nota enviada pelo presidente Aero, a Câmara recebeu o ofício da Polícia Federal na manhã de ontem (24), comunicando a prisão de Gaturiano pela acusação da prática de crimes previstos no artigo 2º da Lei 12.850/2013, artigos 171 e 297, ambos do Código Penal. Ele comunicou ainda, no ofício, que o vereador permanecerá custodiado na Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes, estando à disposição do Juízo competente.
Durante a sessão plenária da última terça- feira (22) na Câmara de Vereadores, Gaturiano Cigano recebeu apoio de familiares, dos colegas de trabalho e afirmou, na tribuna, que estaria sofrendo “perseguição política”. Também disse que havia se apresentado de forma espontânea à Delegacia de Polícia, onde não havia, até o momento, nenhum mandado de prisão contra ele.
O vereador foi detido no final do tarde de quarta-feira (23) por determinação da Justiça Federal, que acatou pedido do Ministério Público e da Polícia Federal após desdobramento da Operação Errantes.
Segundo a assessoria jurídica de Gaturiano, até ontem a defesa afirma que não teve acesso a qualquer documento ou fundamento legal que tenha justificado a prisão, e que aguarda esse acesso para tomar as medidas legais cabíveis.
Aero, por sua vez, acompanha atentamente o desenrolar desse caso, mas já adiantou que tomará sua decisão respaldado pela Lei Orgânica e o Regimento Interno do Legislativo. Ou seja: se ficar comprovada alguma culpabilidade do vereador, certamente ele não passará incólume. É aguardar os próximos capítulos.
Oposição dividida
Em Araripina, no Sertão do Araripe, a pré-candidatura de Tião do Gesso a deputado estadual agora conta com o apoio de Pedro Campos, que será candidato a deputado federal. Além de Pedro, Tião ganhou também o apoio do médico Valmir Filho, que já foi vice-prefeito do município. De acordo com informações de bastidores, Tião e Valmir estão montando um novo grupo político na cidade com intuito de apresentar um projeto diferente.
Mais um passo
Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (Agreste) e presidente do PSDB em Pernambuco, está buscando fortalecer o partido para as eleições em outubro. Ontem ela filiou o ex-prefeito de Itapissuma (Região Metropolitana), Clóvis Cavalcanti, e também importantes lideranças da cidade: os ex-vereadores Rubens Sestil, Pirro e Neto de Pirro, que irão compor a comissão provisória na cidade. O vereador Ju de Pirro também participou do encontro e anunciou apoio ao projeto do PSDB nas eleições de outubro.
Encontro petista
A Executiva Municipal do PT do Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana) realizou a primeira reunião da Frente Municipal em torno da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente da República. O encontro aconteceu na tarde de ontem no Centro das Mulheres do Cabo. Presidentes de partidos aliados, representantes de movimentos sociais e lideranças políticas da cidade compareceram em peso.
Se o que o vereador Gaturiano fez não for crime, então criminoso é quem o prendeu? Ahhh não me venham com churumelas.
Aero, se mostra ser um vereador muito frouxo faça o que é melhor não se covarde sobre; essas acusações cassa o mandato desse cidadão..
Não fica com essa conversa fiada porquê se fosse alguém da oposição vcs tinha tomando uma providência porquê o cigano faz parte dá ala do prefeito ainda mais sabe de muita coisa errada envolvendo vcs da Câmara Municipal!
Sobre: as eleições daqui de Pernambuco o nome dessa mulher vem crescendo, nas pesquisas ela tem muita força no agreste é no metropolitanas.
Talvez ela seja o nome pra tentar TIRA-LO o poder do PSB na minha opinião..
A Polícia Federal e Ministério Público Federal perseguindo politicamente um vereador? Porque? É melhor você contar outra
Caiu nas garras da polícia federal, já era banda mel!
Vivemos em um país que roubar dinheiro público compensa.
A sociedade está corrompida.
Vivemos em uma sociedade corrompida.
Dentro de uma hermenêutica jurídica se ele erro ele tem que pagar…a sociedade cobra caro dentro dos ditames da lei.