Coluna da Folha: Candidata que motivou cassações em Itamaracá não votou nem nela e pedia votos para o pai

por Carlos Britto // 22 de dezembro de 2023 às 07:00

(Foto: Reprodução)

Harlley Monteiro, Tiago Américo e Joelson Gonçalves de Jesus. São esses os três vereadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), da Câmara de Itamaracá, cassados, depois de julgado recurso referente à fraude na cota de gênero nas Eleições 2020. E no município não se fala de outra coisa.

A decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PE) caiu como uma bomba na política local, nos quatro cantos da cidade.

O fato motivador é que na campanha eleitoral a legenda teria lançado o nome de uma candidata do sexo feminino, mas ficou comprovada a ficção quando nenhum voto foi registrado em seu nome.

Hoje a Câmara de Vereadores da Ilha de Itamaracá tem atualmente onze representantes, e todos são do sexo masculino.

A Justiça comprovou ainda que a “candidata” não recebeu voto nem dela mesma, pois se comprovou que ela votou no pleito. Nas redes sociais ela (a candidata) pedia votos para seu próprio pai. Um ato de juvenil da política.

Rodeada de pré-candidatos

A governadora Raquel Lyra esteve no Sertão do Pajeú esta semana para entregar realizações do governo do Estado. Na ocasião, a gestora foi rodeada de correligionários, muitos deles pré-candidatos, como é o caso de Wilson Pizza, que vai pleitear a cadeira de prefeito em Verdejante, no Sertão Central.

Reforçando bases

Quem anda reforçando suas bases eleitorais em Pernambuco é o deputado estadual Jarbas Filho. Ele tem girado por todo o Estado, do Litoral ao Sertão, e conversado com lideranças e apoiadores do seu mandato. Os mais recentes destinos de Jarbas Filho foram Ibirajuba e Machados, no Agreste, onde participou de eventos comemorativos e estreitou laços com lideranças.

Bronca

Quem anda reclamando de falta de diálogo com a governadora Raquel Lyra é a Associação de Delegados e Delegadas de Polícia de Pernambuco (Adeppe). A este colunista, os representantes da associação, Diogo Melo Victor (presidente) e Claudia Molinna (vice-presidente) disseram que os pleitos feitos até o momento não foram atendidos e destacam o sucateamento do setor, com 56 cidades sem delegados. Segundo Diogo, os plantões de jornada extraordinária, que acontecem durante a noite, vão acabar em 2024. “O valor dos plantões de jornada extraordinária é irrisório. Ele [o delegado] vai pelo compromisso com a sociedade. A partir de janeiro, por falta de diálogo com o governo, isso vai acabar. Os delegados abriram mão desse plantão. A gente teme por isso”, ressaltou. Haja bronca.

A mulher do suplente ressuscitada

Moradora da cidade de São José do Egito, Sertão do Pajeú, Maria Lucicleide Taveira dos Santos, de 39 anos, foi dada como morta pelos médicos do Hospital da Restauração (HR) no Recife (PE), na manhã da última segunda-feira (18). No entanto, mesmo com os aparelhos desligados, a mulher voltou a ter pulsação. Imediatamente todo o aparato que a mantinha viva foi religado e Lucicleide segue com vida, internada num leito de UTI do HR. O estado dela é grave. O marido de Lucicleide – o suplente de vereador, Damião Pé no Freio – foi comunicado da “morte” da esposa, e ao chegar ao hospital para reconhecer e retirar o corpo dela, já no fim da tarde da segunda, foi avisado do que havia acontecido, e de que ela estava viva. Novas avaliações médicas estão sendo feitas para saber qual a real situação da mulher, que sofreu um AVC no fim de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários