Coluna da Folha: Com paciência no fim, prefeito de Petrolina se levanta contra Compesa e Governo de PE se cala

por Carlos Britto // 07 de abril de 2023 às 07:00

Foto: Reprodução

Agora a paciência estourou de vez, depois dos sucessivos problemas de esgotos e a crise da falta de água em Petrolina. Broncas assim levaram o prefeito Simão Durando a cobrar, nesta quinta-feira (6), uma resposta urgente da Compesa para regularizar a manutenção e abastecimento na cidade. Em um vídeo postado em suas redes sociais, o gestor alertou os petrolinenses sobre a gradual precarização do serviço da companhia estadual nos últimos seis meses, que teve redução brusca na solução de problemas de esgotamento do município. Simão ainda informou que pretende acionar a Justiça se a Compesa não resolver com urgência a atual crise.

O posicionamento do prefeito veio após uma reunião realizada pelo MPPE, Compesa e Prefeitura de Petrolina, na qual foram apontados diversos problemas graves desde o final de 2022. Hoje, o serviço de manutenção, que antes contava com 11 veículos, agora só tem dois caminhões para fazer sucção de esgotos acumulados nas vias públicas. Outra informação preocupante é que a empresa contratada pela Compesa enfrenta atrasos nos pagamentos pelos serviços prestados e ameaça paralisar.

O serviço, que já era ruim, nos últimos seis meses ficou em situação de calamidade. Para nossa revolta descobrimos que a Compesa tinha 11 caminhões para a manutenção do esgoto. Agora só existem dois funcionando, e muito mal. O resultado está aí nas ruas. O descaso, a falta de manutenção, o esgoto em toda parte. Além disso, falta água em toda a cidade. Há bairros que não têm água há 15, 20 dias”, revelou.

Diante da situação apontada como de calamidade pelo gestor, ele ainda declarou que, caso não haja uma providência urgente, irá recorrer à Justiça. “Não ficarei de braços cruzados. Ou a Compesa trata nossa cidade com respeito ou iremos até às últimas consequências para resolver esse drama que nossa cidade enfrenta”.

Nos últimos três meses, foram mais de 430 notificações aplicadas por problemas identificados na cidade, como esgoto a céu aberto e buracos. A Armup também emitiu nota exigindo da Compesa a normalização dos serviços de água e esgotamento no município.

A emenda

Em Caruaru, Agreste do Estado, nem tudo são flores. O vereador Anderson Correia (PP) apresentou, no ano passado, a emenda aditiva ao Projeto de Lei que estima receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2023. Essa emenda foi aprovada e colocada na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano, mas até o presente momento não houve seu cumprimento por parte do Poder Público. Ele pede agilidade para que a solicitação saia do papel. A emenda é para disponibilizar leitos de internamentos na AME Animal para os animais de rua e tutores de baixa renda.

Faleceu

O ex-prefeito de Trindade (PE), Francisco de Carvalho Leite o Chico Leite faleceu no município.  Ele estava internado e em tratamento, e veio a óbito por causas naturais. Chico foi diretor de escola, vereador e presidente da Câmara Municipal. Foi prefeito entre 1983 e 1988 e também secretário em outras gestões. O ex-prefeito completou 80 anos no último dia 25 de março. O município decretou luto oficial de três dias.

A Comissão de Ética

O vereador Aero Cruz (MDB), que preside a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina, voltou a alertar os líderes de partidos na Casa Plínio Amorim sobre a formação da recém-aprovada Comissão de Ética. Aero chamou a atenção destes para o prazo de indicar os vereadores que vão compor a nova comissão. De acordo com o presidente do Poder Legislativo, esse prazo é de 15 dias. Se, nesse período, os líderes não tomarem suas decisões, Aero afirmou que a Mesa Diretora indicará os membros da Comissão de Ética.

Coluna da Folha: Com paciência no fim, prefeito de Petrolina se levanta contra Compesa e Governo de PE se cala

  1. Maria disse:

    É só blá, blá, blá para enganar besta. Simão está totalmente alinhado com o mercado financeiro que é quem manda, que quer a privatização total da compesa. Só que empresa privada não tem eficiência em serviço de água e esgoto. Não é a toa que países da Europa estão reestatizando o serviço porque as empresas privadas não investem em qualidade do serviço, se isso acontece na Europa imaginem no Brasil.

  2. Bosco disse:

    Essa história é mais velha do que andar p frente. É pq no próximo ano tem eleição p prefeito. Só isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários