O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, tem feito questão de dialogar com todos os atores políticos em sua passagem pelo Sertão do São Francisco, segunda e terça-feira. Ele esteve com os prefeitos Simão Durando (Petrolina), que lhe fez oposição no ano passado, Vilmar Cappelllaro (Lagoa Grande) e Josimara Cavalcanti (Dormentes), seus aliados, além de Guilherme Coelho (assessor especial do Governo Raquel Lyra). Repetiu o gesto antes de sua posse na Sudene, quando fez questão de ligar para todos os seus adversários na disputa ao governo do Estado.
Também se encontrou com o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e os dirigentes da Embrapa e da Codevasf para tratar de parcerias para a região.
Desde que assumiu a Autarquia, Danilo tem dado prioridade, como ele próprio diz, a “escancarar as portas da Sudene para a sociedade”. Tem circulado por várias regiões de Pernambuco, visitado Estados e, em Brasília, procurado todos os ministérios. O objetivo é retomar o diálogo federativo, que foi interrompido nos últimos quatro anos. E assim fazer a articulação para trazer investimentos e ações para o Nordeste.
Danilo disse a este colunista que tenta ajudar a recuperar o prestígio da Sudene e reposicioná-la no cenário regional e nacional, especialmente na busca de aproveitar as oportunidades da agenda da sustentabilidade e inovação para o semiárido.
Apoio irrestrito
Durante o lançamento do Programa Juntos pela Segurança, o deputado federal Coronel Meira falou do empenho dos policiais que foram esquecidos e passaram por dificuldades nos governos anteriores, lembrou de sua passagem pela PM e reforçou seu apoio a Raquel, colocando-se à disposição para ajudar a governadora no combate à criminalidade. “Acredito que a segurança em Pernambuco vai mudar. Por isso, governadora, deposito toda minha confiança na senhora e em sua equipe, da qual também faço parte. Conte com o ‘soldado’ Coronel Meira para enfrentar a bandidagem”, falou.
Esperançoso
O prefeito de Toritama (Agreste Setentrional), Edilson Tavares, mostrou-se esperançoso quanto ao novo programa Juntos pela Segurança, apresentado pela governadora Raquel Lyra. “Um programa robusto, com mais de R$ 1 bilhão de investimento. Vamos torcer para que esse programa dê certo e a gente possa melhorar essa situação difícil que passa o estado de Pernambuco”, argumentou.
Visita
Como já é de praxe, o prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), foi até a Câmara de Vereadores nesta terça-feira (1), na sessão plenária de abertura do segundo semestre, fazer a diplomacia entre poderes. Na oportunidade ele conversou com seu aliado, o presidente da Mesa Diretora, Aero Cruz (MDB), e lhe desejou boa sorte na condução dos trabalhos. O gestor cumprimentou vereadores no início desse semestre, no entanto, não fez nenhum discurso em plenário.
Braços cruzados
Sem receber pagamentos há quatro meses, os motoristas que prestam serviço de transporte escolar à Prefeitura de Salgueiro, sertão Central, através de empresas contratadas, levaram à risca a ameaça feita no mês passado e paralisaram as atividades nesta terça-feira (1). Com isso, muitos alunos das escolas municipais e do IFSertãoPE, que também utilizam os veículos, principalmente da zona rural, ficaram sem meios de locomoção. Ao todo, 95 rotas estão sem transporte escolar hoje. Foi dado prazo de cinco dias úteis para o governo regularizar a situação, sob ameaça de greve. Os pagamentos não foram feitos e os motoristas, então, cruzaram os braços. Os débitos passam de R$ 2 milhões.