Um ‘pepino’ enorme apareceu e parou a cidade de Ibimirim, no Sertão do Moxotó. O delegado Márcio Tenório, da Polícia Federal (PF), detalhou o esquema criminoso envolvendo servidores públicos e empresários na prefeitura, durante a Operação ‘Hidra’, deflagrada na manhã de ontem (13). Foram cumpridos 86 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos envolvidos, incluindo o prefeito Welliton Siqueira (PCdoB) e o vice Charles Bezerra, o Charles do Paulistão (Podemos).
De acordo com a PF, ao longo da investigação descobriu-se que uma mesma empresa atuava para “faturar” em três áreas bem diferentes: compra de remédios, serviços de engenharia e aluguel de carros. “A investigação indica que o grupo empresarial se associou aos gestores para que todas essas áreas investigadas fossem direcionadas ao grupo empresarial. Com isso, eles constituíram empresas fantasmas, para poder instrumentalizar os processos licitatórios”, disse Márcio Tenório.
Segundo o delegado, os materiais contratados eram entregues parcialmente “Alguns eram entregues, outros não eram. E muitos eram prestados indevidamente”, ressaltou Tenório. Foram cumpridos 86 mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife, Camaragibe, Caruaru, Arcoverde, Ibimirim, Afogados da Ingazeira, Itacuruba, Inajá e Salgueiro.
A turma da prefeitura está em polvorosa e a oposição soltando fogos.
Segundo a PF, as investigações tiveram início após um acordo de delação premiada, homologado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). Em 2022, um ex-servidor do município procurou a polícia e prestou informações sobre o esquema. O prejuízo aos cofres públicos ainda está sendo computado. As investigações vão continuar e o delegado não descartou a possibilidade de prisões.
Empreendedorismo
O prefeito de Araripina (Sertão do Araripe), Raimundo Pimentel, recebeu esta semana uma comitiva da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo para discutir as potenciais parcerias entre o município e o estado. O encontro, segundo Pimentel, representa um marco importante para o crescimento de Araripina. Na ocasião, o grupo visitou as instalações que, segundo Pimentel, foram abandonadas durante os oito anos da administração estadual anterior. Estas incluíam o Centro Tecnológico, o Distrito Industrial e a AD Diper, entre outros.
Aeroporto requalificado
A prefeita de Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, Márcia Conrado (PT), participou esta semana em Brasília da assinatura do convênio do Governo Federal com a gestão estadual para reforma e ampliação do aeroporto de Serra Talhada. Os recursos para as obras estão estimados em R$ 14, 2 milhões. O ato foi realizado com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, e contou com a presença dos deputados federais Fernando Monteiro (PP) – que teve participação fundamental nas articulações -, além de Carlos Veras (PT) e Pedro Campos (PSB) e do deputado estadual Sileno Guedes (PSB).
Articulação
Quem também esteve em Brasília esta semana foi a vice-prefeita de Ipojuca (Grande Recife), Patrícia de Leno (Podemos). Na Capital Federal, ela se reuniu com o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, com representantes da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação, e com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Patrícia solicitou aos chefes das pastas investimentos para o município e ainda fez articulações com a senadora Teresa Leitão (PT).