Coluna da Folha: Depois de revés, Odacy Amorim ganha fôlego

por Carlos Britto // 21 de junho de 2024 às 07:00

Foto: Ascom PT/divulgação

Depois de perder apoio com a migração do núcleo político mais importante de sua família para o palanque de Simão Durando (UB), Odacy Amorim (PT) acaba de ganhar um fôlego para a disputa que virá em busca da eleição em Petrolina, no Sertão do São Francisco. É que o presidente Lula está prestes a vir à cidade para fortalecer a pré-candidatura de Odacy, que representa a federação PT-PCdoB-PV.

A confirmação foi feita pelo deputado federal Carlos Veras (PT), durante sua recente agenda na cidade do Vale do São Francisco, num encontro promovido plea pré-candidata a vereadora Cristina Costa (PT). O que se espera é que a visita iminente de Lula consolide o respaldo às políticas do PT na região, visando a expandir a influência do partido num futuro governo municipal.

Veras destacou que Petrolina é uma prioridade para o presidente, sublinhando o interesse pessoal do mesmo na cidade e na coalizão partidária local. A organização da visita de Lula é vista como um marco crucial na campanha para tentar continuar no páreo para tentar eleger um prefeito alinhado com os princípios do partido.

Na cidade, além das negociações políticas, Veras participou dos festejos juninos, enfatizando o compromisso dos pré-candidatos locais com as bases do PT e sinalizando uma intensificação na disputa eleitoral, onde a presença de Lula e o suporte a Odacy Amorim prometem centralizar as atenções e influenciar os resultados futuros da corrida pela prefeitura. Quem viver, verá.

Tentando fazer história

Lu Ribeiro, mulher negra e técnica em enfermagem, foi oficializada como pré-candidata à prefeitura de Gravatá (Agreste Central) pela Federação PSOL/Rede e pretende fazer história. A apresentação foi feita em evento que reuniu a militância do partido, e foi cheia de significado, com Lu destacando a necessidade de uma representação política que aborde de maneira aprofundada as questões de desigualdade social na cidade. Ela defende a representação das mulheres trabalhadoras nos espaços de poder, algo inédito em Gravatá. Com experiência no movimento social e na execução de projetos como o das cisternas, Lu promete uma campanha focada na agricultura familiar e nas demandas populares.

Definido

O prefeito Adelmo Moura (PSB) anunciou que a escolha do candidato de seu grupo para a eleição municipal de Itapetim, no Sertão do Pajeú, está próxima. Ele ainda faz suspense, mas adianta que pretende revelar o nome até 5 de julho, após os festejos juninos, destacando que Aline Karina, secretária de Saúde, e Chico de Laura, vice-prefeito, são os principais cotados. A confiança de Adelmo esperada para fazer o seu sucessor vem de uma gestão considerada equilibrada e da preparação do município para os desafios econômicos, incluindo os custos do São Pedro, sem contestações quanto aos gastos divulgados.

Do mesmo lado?

Fredson da Perfil, pré-candidato do Republicanos à prefeitura de São José do Egito (Sertão do Pajeú), adotou um tom conciliador ao falar sobre Romério Guimarães, pré-candidato do Solidariedade, destacando a necessidade de uma gestão mais participativa e transparente para a cidade. Em entrevista, Fredson elogiou os feitos de Romério como ex-prefeito, especialmente nas áreas de educação e saúde, e expressou confiança em colaborar com ele e outros líderes oposicionistas para desenvolver um plano de governo robusto. Ele enfatizou a união das oposições contra o modelo de gestão atual, que, segundo ele, resultou em uma deterioração nos últimos anos, e manifestou compromisso com um processo democrático até a convenção em agosto, buscando um novo rumo para o município.

Agregando apoio

Marquinhos Melo, pré-candidato a vice-prefeito de Iguaraci, no Sertão do Pajeú, na chapa liderada por Dr.Pedro Alves (PSDB), anunciou a adesão do empresário Juliano de Genilsson ao grupo político. Com entusiasmo, Marquinhos destacou a união e o alinhamento do time para continuar promovendo o desenvolvimento de Iguaraci, sob liderança do prefeito Zeinha Torres e Dr.Pedro Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários