Coluna da Folha: Despedida de Miguel Coelho da Prefeitura de Petrolina se aproxima

por Carlos Britto // 28 de fevereiro de 2022 às 08:09

Foto: Blog do Carlos Britto

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), prepara-se para deixar o comando da mais importante cidade do Sertão do Estado.  O gestor marcou para o próximo dia 30 de março a data em que se despede da prefeitura em seu segundo mandato, para cair em campo definitivamente como pré-candidato a governador de Pernambuco. Miguel está animado e promete um palanque amplo, com discussões de importantes alianças e aguardando novas adesões ainda esta semana.

Para a sua despedida, Miguel Coelho deve receber nomes de expressão nacional do União Brasil. O gestor petrolinense preparou o terreno com muito cuidado: o vice-prefeito, Simão Durando, é filho do ex-prefeito da cidade, Simão Amorim Durando, e homem de inteira confiança do grupo político de Miguel. Vale destacar que o projeto de Miguel tem a participação relevante do seu irmão, o deputado federal Fernando Filho (União Brasil), que lá atrás indicou à família o nome de Miguel como candidato à prefeito, até então numa eleição incerta.

O prefeito conta também com o amparo do seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o qual depois de 40 anos de vida pública se despede e não vai disputar nenhum pleito nas próximas eleições, e do irmão mais novo, o deputado estadual Antônio Coelho (União Brasil).

Se fosse para traduzir em duas palavras o momento em que se encontra Miguel, seria animado e confiante: ele tem absoluta convicção de que o trabalho desenvolvido em Petrolina e a força da sua juventude vai poder chegar a todos os pernambucanos. Mas essa é uma batalha que está apenas começando.

Promessa de Campanha

Em Trindade, Sertão do Araripe, a prefeita Helbinha Rodrigues (PSL) assinou a adesão do município ao programa Moradia Legal, que garante a regularização gratuita de imóveis urbanos ocupados por população de baixa renda. Moradia, aliás, foi uma das promessas de Helbinha durante a sua campanha passada.

Sem festa, mas com dinheiro

O prefeito de Araripina, Ricardo Pimentel (PSL), divulgou em suas redes sociais que a cidade não terá Carnaval, seguindo a suspensão da festa popular do Governo de Pernambuco. Em contrapartida, o gestor comemorou que os salários dos servidores já está na conta.

Salários reduzidos

Ainda que não tenha anunciado o novo piso do salário dos professores com o reajuste de 33,24% dado pelo Governo Federal, a prefeita Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, decretou a redução do próprio salário em 15%, além da redução também nos proventos dos demais cargos comissionados.

Contas rejeitadas

Em Bodocó, Sertão do Araripe, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer apontando diversas irregularidades da prestação de contas do exercício de 2019 do ex-prefeito Túlio Alves, que atualmente é o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos em Araripina. Dentre as principais irregularidades estão falhas de controle na gestão orçamentária e financeira, descumprimento do limite mínimo de aplicação no Fundeb; e aumento do déficit no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), para um valor de R$ 178.140.054,91 por falta de repasse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…