Coluna da Folha: Drama de pais e alunos leva Mendonça a lutar contra redução de vagas na Univasf

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2023 às 07:00

Foto: Divulgação

O ex-ministro da Educação e atual deputado federal, Mendonça Filho (UB), falou com exclusividade a este colunista sobre a possível redução de um terço das vagas do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a diminuição de vagas em cursos de outros campi da instituição, fato este que está levando estudantes e pais a se mobilizarem contra a medida.

Lutei muito para ampliar investimentos para a Univasf, especificamente em Petrolina. A Policlínica, que é uma das bases para permitir a ampliação do curso de Medicina, foi entregue na época em que eu era ministro da Educação. Eu sei da importância desse curso para Petrolina, uma das cidades mais prósperas do Interior do Brasil. Me coloco à disposição para ajudar naquilo que for necessário, junto ao MEC. Minha atuação parlamentar estará à disposição da reitora da Univasf, para que a gente preserve o atual número de vagas do curso de Medicina e evitemos a redução do número de vagas em Ciências da Computação em Salgueiro”, declarou Mendonça.

O deputado mostrou-se descontente com a notícia. “Estou muito triste com essa notícia e nós precisamos reagir. A comunidade pode contar com nosso total apoio”, reforçou Mendonça Filho.

Com a repercussão da notícia, os alunos da universidade, juntamente com vários pais, soltaram uma nota convocando a comunidade estudantil a se manifestar. O protesto acontecerá nesta terça-feira (12), a partir das 8h, em frente ao campus sede da Univasf, no centro de Petrolina.

Em Brasília

O vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho (Grande Recife), Professor Arimatéia, participou no final de semana da Conferência Eleitoral ‘PT 2024’ em Brasília, a convite do presidente da legenda de Pernambuco, Doriel Barros. O evento contou com a participação de diversos ministros de Estado e lideranças do partido, incluindo membros da executiva nacional, prefeitos e governadores. Professor Arimatéia, assim como a secretária de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo, Gabi Jerônimo, e a senadora Teresa Leitão, estão entre as lideranças petistas que representaram Pernambuco no evento.

Na lida

O pré-candidato a prefeito de Moreno (Região Metropolitana do Recife), Heitor de Enoque, filho do deputado estadual Nino de Enoque, está na estrada. No final de semana ele participou da procissão de Nossa Senhora Imaculada Conceição, momento em que trocou figurinhas com muitas lideranças e aproveitou para fortalecer suas bases e alianças na pré-campanha.

Giro pelo Pajeú

A deputada federal Maria Arraes (SD) deu um giro pelo Sertão do Pajeú no final de semana. A parlamentar esteve em Santa Terezinha, onde se reuniu com o presidente da Associação de Criadores e Desenvolvimento Agropecuário, Ricardo das Castanhas, e outras lideranças locais. Ainda passou por Santa Cruz da Baixa Verde, Flores e Itapetim. “Ao longo de 2023, buscamos voltar às nossas bases para prestar contas do nosso trabalho em Brasília e continuar ouvindo as demandas da população pernambucana. Esse é um compromisso contínuo, que seguirá fortemente em 2024, com novas rodadas por todas as regiões do Estado”, reforçou a parlamentar.

Fortalecimento do BNB

Para o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o concurso público para provimento de 500 vagas e formação de cadastro de reserva vai fortalecer a instituição bancária. A seleção será conduzida pela Fundação Cesgranrio e o edital deverá ser publicado até o final de janeiro de 2024. “Vamos fortalecer o BNB e levar mais desenvolvimento aos Estados dentro da nossa área de abrangência”, declarou Câmara.

Coluna da Folha: Drama de pais e alunos leva Mendonça a lutar contra redução de vagas na Univasf

  1. Amigo de Petrolina disse:

    O país da educação voltou!

  2. Aurora disse:

    É triste a realidade do ensino no nosso país, por isso tanta desigualdade.

  3. Realidade disse:

    Os professores da Universidade deveriam dar graças a Deus por existir alunos, pois é por causa deles que estão empregados.

  4. BRASIL, PAÍS DA DEMÔNIOCRACIA DE TOGA SUJA! disse:

    Façam o “L” de Mula Ladrão, cambada que gosta de bandido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários