As próximas eleições, que acontecem dia 30 de outubro, não vão ser apenas entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O pleito vai acontecer também em Pesqueira e Joaquim Nabuco, em Pernambuco, e em mais seis cidades pelo país: Canoinhas (SC), Pinhalzinho (SP) Cachoeirinha (RS), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), e Vilhena (RO).
Quem vencer as eleições, não vai governar por quatro anos, e sim por dois anos para disputarem juntos com os demais prefeitos do Brasil, dentro do calendário eleitoral normal.
Nos municípios pernambucanos as eleições vão acontecer em Pesqueira porque o ex-prefeito Marquinhos Xukuru tornou-se inelegível por conta de crime contra o patrimônio privado, em 2003. Já em Joaquim Nabuco, o prefeito e vice-prefeito Antônio Raimundo Barreto Neto e Eraldo de Melo Veloso tornaram-se réus e foram condenados por compra de votos e abuso de poder econômico.
Esta será a primeira vez que uma eleição suplementar acontece no mesmo dia de uma eleição geral. Coisas de um país chamado Brasil.
Na competência
O presidente estadual do Partido Progressistas (PP), deputado federal reeleito Eduardo da Fonte, e o vice-presidente e deputado federal eleito Lula da Fonte, reuniram-se com os parlamentares eleitos e suplentes, além de prefeitos, vereadores e filiados da sigla. A pauta tratou do apoio que será dado neste segundo turno em Pernambuco. “Esse foi um momento importante para o nosso partido, com demonstração de unidade e força. Para esta decisão, iremos levar em consideração a capacidade administrativa e a competência para governar o nosso Estado pelos próximos quatros anos“, destacou Eduardo da Fonte.
Para educar
Em Petrolina, a vereadora Samara da Visão (PSD) propôs na Casa Plínio Amorim a obrigatoriedade de exibição de vídeos educativos em aberturas de shows, eventos culturais e similares, que envolvam dinheiro público, para alertar e conscientizar as pessoas sobre a violência contra mulheres. Pelo projeto os vídeos também deverão informar sobre a existência do serviço 180, para denúncia sobre esse tipo de violência e crimes de gênero, bem como destacar que a respectiva ligação não será identificada. “Eu acredito muito na política de prevenção, por isso a gente apresentou esse projeto. O agressor nunca começa matando a vítima. É todo um cenário que vai se construindo, até chegar ao ponto de a vítima perder a vida”, argumentou.
Sem fake News
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está apertando o cerco contra as fake news. Já deferiu quatro liminares contra a divulgação de levantamentos de intenção de voto, determinando a remoção de postagens de uma pesquisa atribuída ao “instituto Data Fox”, que não teve existência confirmada. Por esse motivo, suspendeu a publicação. Quem acionou para a retirada das postagens foi a Coligação ‘Pernambuco na Veia’.
Comemorando
Quem está comemorando com força é Cleber Chaparral (UB), que se elegeu como deputado estadual com boa votação nas últimas eleições. Sua esposa, prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (UB), o vice-prefeito Maciel Sales (MDB), vereadores e lideranças políticas acompanharam os eventos em Casinhas e Machados.