O deputado sertanejo Luciano Duque (SD) solicitou ao Governo de Pernambuco, em discurso na Assembleia Legislativa (Alepe), que retome as obras de ampliação do sistema de abastecimento d’água do município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú.
Segundo ele, as intervenções foram interrompidas quando faltavam 50% para a conclusão da adutora.
Duque propôs ainda uma articulação política para mobilizar congressistas pernambucanos a votarem pela rejeição da Medida Provisória (MP) n° 1.156/2013. A iniciativa do governo federal busca extinguir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), transferindo as atividades desta aos ministérios da Saúde e das Cidades.
“Peço o apoio desta Casa na formulação de um documento direcionado ao Congresso, de forma que se rejeite a extinção da fundação que presta relevantes serviços ao povo brasileiro”, pleiteou. Dentre as atividades desenvolvidas pela Funasa, o parlamentar destacou as ações de saneamento rural. “Se o Ministério das Cidades não consegue dar conta das demandas dos grandes centros, imagina cuidar das pequenas localidades”, cobrou Duque, que já foi prefeito de Serra Talhada.
Mulheres mais seguras
No Interior de Pernambuco houve muita comemoração com a decisão do funcionamento de seis delegacias especializadas no atendimento a mulheres vítimas de violência em regime de plantão durante 24 horas e todos os dias da semana. Em 2022 o Estado registrou um aumento de 5,7% da violência doméstica contra a mulher. Foram 43.553 denúncias dessa natureza, o que remete a quase 120 agressões por dia. Passam a funcionar em plantões as unidades no Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina (Sertão) e Caruaru (Agreste). Somente a unidade de Santo Amaro, na área central do Recife, funcionava em plantão de 24 horas.
Atenção materno infantil
A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) apresentou requerimento à Assembleia Legislativa para a criação de uma Comissão Especial de Promoção e Atenção à Assistência Materno Infantil em Pernambuco. A parlamentar ocupou a tribuna da Alepe para defender a implantação do colegiado. “Queremos fazer um debate com foco no diálogo e na parceria conjunta entre municípios, Estado e União”, disse Socorro Pimentel, que foi presidente da Comissão Especial e Acompanhamento aos Casos de Microcefalia em Pernambuco em 2016.
Aumento no atendimento
Em Bezerros (Agreste Central), a prefeita Lucielle Laurentino (DEM) renovou o contrato com o Hospital Jesus Pequenino e expandiu a oferta de cirurgias eletivas no município. Os procedimentos cirúrgicos terão um aumento de mais de 600%, já começando a partir deste mês. Com recursos próprios, serão investidos mais de R$ 100 mil mensais na saúde bezerrense.
Desemprego
Pernambuco segue com a segunda maior proporção de desempregados do Brasil. No ano passado, o índice ficou em 14,2% da população que tem idade para trabalhar. Em 2015, o indicador chegou a 10%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE. No ranking do desemprego, Pernambuco ocupou em 2022 o segundo lugar do Brasil, atrás da Bahia, que teve taxa de 15,4%. A pesquisa apontou, ainda, que houve uma queda de 5,7% em relação a 2021, quando o índice foi de 19,9% – o maior do país naquele período. No Brasil, a taxa média de desemprego no ano foi de 9,3%. Esse é o menor patamar desde 2015.