Coluna da Folha: Eleição da Amupe movimenta prefeitos em busca de protagonismo

por Carlos Britto // 08 de fevereiro de 2023 às 07:00

Foto: Amupe/divulgação

O próximo dia 17 de fevereiro é a data limite para que os prefeitos interessados registrem suas chapas e os seus nomes para concorrerem à presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

A eleição só vai acontecer dia 28 de fevereiro, mas a regra estabelece que as chapas deverão estar registradas até dez dias antes do pleito acontecer. A diretoria da Amupe é composta de oito integrantes, além de outros prefeitos para fechar a chapa, num total de 38, incluindo as comissões.

Já tem gente em franca campanha eleitoral para a categoria da entidade, mas até o momento apenas o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), admitiu publicamente o desejo de se candidatar à presidência.

As prefeitas de Igarassu, Elcione Ramos (PTB) e de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), também aparecem como prováveis candidatas ao pleito, mas ainda não confirmaram.

Elcione Ramos também teve seu nome cogitado para concorrer ao comando da Amupe. Muito ligada à governadora Raquel Lyra, a prefeita declarou seu apoio a Raquel ainda no primeiro tuno das eleições em 2022. Já Márcia Conrado esteve com Danilo Cabral (PSB) no primeiro turno, mas no segundo votou em Raquel, mesmo o seu partido declarando apoio a Marília Arraes (SD).

Batendo em casa

Em Salgueiro, mesmo fazendo parte da base de sustentação do atual governo municipal, o vereador Bruno Marreca bateu na gestão durante a última sessão ordinária. Ele criticou a condução da saúde em seu município. “Estamos preocupados com a falta de medicamentos aqui no município. A gente está recebendo muitas demandas da nossa população, e a gente vai usar nosso mandato para tentar resolver essa questão. Faltam vários medicamentos”, disse ele.

Ovos no cemitério

Inconformado com a situação que encontrou o cemitério público em Parnamirim (PE), no Sertão Central, um morador gravou vários vídeos denunciando um suposto “abandono” por parte do poder público ao cemitério local. Segundo ele, a quantidade de mato e lixo no local está impedindo que os visitantes consigam transitar para ver os túmulos de seus entes queridos. “Até galinha chocando os ovos a gente encontra por aqui. É tanto mato, que pode aparecer uma cobra ou outro animal peçonhento e machucar alguém. Um verdadeiro abandono”, desabafa. O prefeito Ferdinando Carvalho, o Nininho, já mandou a turma tomar providência.

Despedida

O município de Caruaru, no Agreste, sentiu o falecimento do ex-prefeito de Anastácio Rodrigues, de 94 anos. Ele estava internado há alguns dias. Ele governou a Terra da Sulanca entre os anos de 1969 e 1973. Ainda foi líder estudantil, bancário, secretário municipal de Educação e Cultura e vereador. Anastácio virou uma referência cultural e era conhecido como o prefeito da cultura, pois fundou o Instituto Histórico de Caruaru.

Rota de colisão

Em Arcoverde (Sertão do Moxotó), o vereador Luciano Pacheco (Patriotas) pegou todo mundo de surpresa e entregou a liderança do governo Wellington Maciel (MDB). Várias pessoas ligadas ao líder foram demitidas. Segundo se comenta, para dar lugar a pessoas ligadas ao ex-prefeito Zeca Cavalcanti, que vem ganhando espaço na gestão. Já tem gente apostando que a entrega da liderança deve culminar com o rompimento político muito em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários