Em Tabira, no Sertão do Pajeú, uma eleição para a formação da nova mesa diretora 2023/2024 da Câmara de Vereadores terminou em pancadaria, nesta semana. De acordo com imagens, que já circulam nas redes sociais, o parlamentar Vianey Justo acusou o colega Dicinha do Calçamento de ter sido “escoltado pela polícia”.
“Essa sessão era diferente porque a dois anos teve vereador escoltado pela polícia. E o povo sabe quem foi. Foi Dicinha do Calçamento”, disse Vianey. Dicinha se levantou e partiu, na mão, para cima do colega, aos gritos: “Foi tua mãe ‘fii’ de rapariga!”
Uma briga generalizada iniciou, com invasão de outras pessoas na tribuna, impedindo o andamento da sessão. Com isso, o presidente da Casa, Djalma das Almofadas encerrou a reunião.
A discussão teve gritaria, quebra-quebra e cadeiras atiradas. Houve até quem assegurasse que teve parlamentar que teria recebido R$ 700 mil reais para mudar o voto na época da eleição.
A chapa governista é composta por Valdemir Filho (presidente), Eraldo Moura (1º secretário) e Ilma de Cosme (2ª secretária). A chapa tem o apoio da prefeita Nicinha Melo, do ex-prefeito Dinca Brandino e do vice-prefeito Marcos Crente.
A chapa oposicionista é composta por Djalma das Almofadas (presidente), Pipi da Verdura (1º secretário) e Kleber Paulino (2º secretário).
Civilidade política
Durante homenagem ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que aconteceu nesta semana, em Petrolina, uma presença chamou a atenção. Foi a do ex-deputado estadual Odacy Amorim, que foi vice-prefeito de Fernando entre 2005 e 2006 e que depois assumiu a prefeitura quando FBC se afastou do cargo para ser secretário de Desenvolvimento Econômico, do Governo Federal. Fernando fez uma manifestação pessoal e carinhosa ao colega político.
Os limites
A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou projeto de lei de autoria do deputado Antonio Moraes (PP), que pretende retificar a representação dos limites conceituais entre municípios do Estado de Pernambuco. A proposta modifica o texto de lei originada de projetos de lei do próprio autor e do deputado Joaquim Lira, do PV. De acordo com justificativa, as alterações sugeridas pretendem aperfeiçoar os procedimentos a serem adotados na correção de limites, estabelecendo prazos e conceituando de maneira mais precisa o que se entende por correção técnica, de modo a contribuir com o processo de consolidação do memorial descritivo dos limites territoriais dos municípios pernambucanos.
Pertinho
O deputado federal Wolney Queiroz (PDT), tem feito questão de estar pertinho dos acontecimentos. Ele esteve no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prestigiando a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Mesmo após seis mandatos, Wolney não conseguiu se reeleger para a câmara federal e tem sido visto cada vez mais perto do presidente do seu partido, Carlos Lupi.
Civilidade política (CORRIGIDO)
Durante homenagem ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que aconteceu nesta semana, em Petrolina, uma presença chamou a atenção. Foi a do ex-deputado estadual Odacy Amorim, que foi vice-prefeito de Fernando entre 2005 e 2006 e que depois assumiu a prefeitura quando FBC se afastou do cargo para ser secretário de Desenvolvimento Econômico, do Governo Estadual, na gestão de Eduardo Campos. Fernando fez uma manifestação pessoal e carinhosa ao colega político.