Coluna da Folha: Eleições 2022 e a ‘janela’ fechada para atuais vereadores

por Carlos Britto // 27 de julho de 2021 às 07:16

Foto/reprodução

Praticamente todos os vereadores não sonham apenas em permanecer na posição de vereador, eles almejam um passo mais alto. No caso de Petrolina, os parlamentares de oposição não devem ter esse projeto, apenas os de situação. Mesmo assim, podem esbarrar nos escolhidos do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), e sair nessa disputa significaria bater de frente com interesses maiores.

Portanto, esse sonho terá de ser adiado. Isso porque a chamada ‘janela’ partidária, prevista pela Justiça Eleitoral, não deverá se aplicar a eles porque o mandato dos atuais vereadores só termina em 2024 – quando, então, poderiam solicitar desfiliação da legenda para ingressarem em outra, sem o perigo da perda do mandato por infidelidade partidária.

A pergunta que fica é: algum vereador vai arriscar sair de seu atual partido para aventurar a candidatura a deputado estadual por outro partido, nessas atuais condições, sem um motivo justo? Outro questionamento que fica é em relação à vereadora Maria Elena (MDB).

Na eleição passada ela chegou a iniciar alguns movimentos para sair candidata, mas acabou desistindo da empreitada. É esperar para ver.

Caro demais

O maior aumento da conta de água em 2021 é de Pernambuco. É o que aponta a pesquisa feita pela deputada estadual Priscila Krause (DEM). “Entre as 10 maiores companhias de saneamento do Brasil, a Compesa pratica o maior aumento do Brasil”, destacou.

Virou moda

De acordo com o Portal da Transparência de São Lourenço (PE), foi repassado diretamente do orçamento da prefeitura R$ 2.386.144,73 até o mês de junho deste ano, de auxílio-combustível para os vereadores do município. O portal também mostra que cada vereador de São Lourenço recebe um salário de R$ 12.500 mensais.

Time reunido

O chamado “Grupo Verde”  de Santa Cruz do Capibaribe (PE) se encontrou para dar continuidade à frente que instalaram, intitulada “Santa Cruz merece mais”, que foi o segundo colocado nas eleições de 2020. No encontro, foram discutidos assuntos como a possibilidade de uma candidatura própria a deputado estadual no próximo ano e também à prefeitura nas próximas eleições municipais. O ex-candidato a prefeito Allan Carneiro (PSD) e a ex-candidata a vice Vera Lúcia animaram a tropa.

Com Ciro. Ou não

O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) aposta em Ciro, mas não deixa de colocar um olho no “companheiro” Lula. Ele recebeu o senador Humberto Costa (PT) e manteve as portas abertas. Em suas redes sociais escreveu: “Recebi a visita do senador Humberto Costa aqui em Caruaru. Eu, Humberto e Eduardo chegamos juntos à Câmara dos Deputados em 1995. Na conversa de hoje, falamos dos desafios de conviver com as diferenças entre nossos partidos, sem, no entanto, perder de vista a necessidade de manter as pontes que nos possibilitem ganhar as eleições presidenciais de 2022. Vamos continuar conversando.Ciro2022 #AgoraéCiro”.

Mostrando a cara

Já passando por diversas cidades, o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), continua sua maratona batizada de “Caravana Pernambuco Mais Forte: do Sertão ao Cais”. Ele afirma que o projeto visa a “debater o futuro de Pernambuco e fomentar um projeto que olhe para o estado de forma isonômica”.

Coluna da Folha: Eleições 2022 e a ‘janela’ fechada para atuais vereadores

  1. Defensor da liberdade disse:

    Oxe, FBC manda e desmanda em quem entra ou não
    na disputa? Cadê o estrelismo próprio?

    Ridículo para Petrolina, uma cidade tão moderna, com políticos de mentalidade dos anos 20. Ou seria o povo que tem a mente parada nos anos 20, que ainda aceitam coisas do tipo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários