Coluna da Folha: Em Cabrobó, prefeito se afasta e presidente da câmara assume prefeitura

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2024 às 07:00

Foto: CBN Recife/reprodução arquivo

O prefeito de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, Galego de Nanai, ficará afastado do cargo por 30 dias para realizar exames de saúde e organizar questões pessoais. O anúncio foi feito pelo gestor em suas redes sociais.

Como o vice-prefeito, Lucas Novaes, que seria o sucessor natural de Nanai, está licenciado do cargo por seis meses, quem ficará no cargo será o presidente da Câmara Municipal, Paulo Gonçalves.

Vou aproveitar o mês de janeiro para cuidar um pouco da saúde e da família e organizar algumas questões de ordem pessoal. Desde o início da gestão, estamos em um ritmo intenso de trabalho com 3 anos ininterruptos pegando no batente. É hora de recarregar um pouco as energias e cuidar da saúde. Durante meu afastamento, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara, Paulo Gonçalves. Ele tem sido um parceiro da gestão e tem nos ajudado na condução da cidade, proporcionando harmonia entre Legislativo e Executivo”, declarou o prefeito.

Nanai e Paulo Gonçalves participaram de uma reunião com os secretários municipais, onde foram traçadas metas para execução em janeiro, e após o retorno do prefeito, em fevereiro.

Com o vereador Paulo Gonçalves assumindo interinamente a prefeitura, a Câmara Municipal de Cabrobó ganhará um novo vereador. Trata-se de Jorge Cavalcante, o qual deverá assumir já na próxima segunda-feira (8).

De olho na Câmara Federal

Ainda estamos em 2024, mas o foco do prefeito de Ouricuri (Sertão do Araripe), Ricardo Ramos, é a Câmara Federal em 2026. Ele anunciou sua pré-candidatura durante entrevista à uma rádio local em Petrolina e falou que já está conversando com alianças. Disse que seu objetivo é representar a região, que nunca teve um representante na Câmara Federal. A caminhada é longa.

Recomendação

Para incentivar ações em favor da população negra em Garanhuns (Agreste), concretizando o princípio constitucional da igualdade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeitura que no concurso público a ser realizado, promova a reserva de vagas aos quilombolas nos cargos lotados nos quilombos e a implantação de cotas raciais para a população negra municipal em todos os cargos disponibilizados, como efetivação do princípio da igualdade e das políticas afirmativas definidas pelo Estatuto da Igualdade Racial e pela convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MPPE na última terça-feira (2).

Recomendação II

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Surubim, recomendou às Prefeituras de Casinhas, Surubim e Vertente do Lério (todas no Agreste) que elaborem e apresentem o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A iniciativa tem como objetivo garantir o direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Segundo o promotor de Justiça Garibaldi Cavalcanti Gomes da Silva, autor das recomendações, o PMSB ou Plano Regional de Saneamento Básico (PRSB) é instrumento fundamental para o alcance das metas de universalização dos serviços de abastecimento d’água, coleta e tratamento de esgoto, previstas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários