Coluna da Folha: Em Petrolina, Compesa alimenta debate político

por Carlos Britto // 12 de outubro de 2023 às 07:00

Foto: reprodução

Em Petrolina, a discussão política ferve. Coincidência ou não, no mesmo dia em que o prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou por meio de suas redes sociais que a gestão municipal está realizando ações que deveriam ser de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o vereador oposicionista Ronaldo Silva (PSDB) fez questão de dar as boas novas vindas de sua aliada, a governadora Raquel Lyra, em relação ao abastecimento d’água no município.

Na sessão plenária da última terça (10) na Casa Plínio Amorim, Ronaldo revelou que ainda nesta semana o Estado iniciará obras em algumas comunidades da área central.

Segundo o vereador, a ação deverá melhorar o abastecimento d´água nos bairros Henrique Leite, Fernando Idalino e adjacências – além do Pedra Linda. “Acho que devemos fazer as críticas, mas também mostrar a solução, e não só estar aqui (na Câmara) fazendo a politicagem do ‘quanto pior, melhor’”, desabafou o oposicionista, num recado claro ao prefeito Simão Durando e seus aliados políticos.

Não é de hoje que prefeitura e Compesa brigam com força na principal cidade do Sertão, e a contenda há muito subiu nos palanques com ataques ácidos de todos os lados.

Agora, com a aproximação do ano eleitoral, a guerra deve ganhar batalhas duras. É só esperar.

Mobilização

O deputado Joel da Harpa (PL) solicitou a criação de uma força-tarefa pelo governo do Estado para possibilitar o retorno dos pernambucanos que estão atualmente em Israel. Ele lembrou que o país é um destino importante de turismo religioso e que muitos turistas estão presos em hotéis, sem possibilidade de voltar ao Brasil. “Nós temos pessoas de diversos segmentos religiosos que estão em Israel, presos nos hotéis, sem conseguir sair. Essas pessoas estão tanto na capital, Tel Aviv, quanto em Jerusalém. Hoje eu recebi uma mensagem de uma senhora que está no país dizendo que não está conseguindo voo para voltar”, relatou o parlamentar. Em aparte, o deputado Renato Antunes (PL) se somou ao apelo de Joel da Harpa e afirmou que também recebeu pedidos de socorro de conterrâneos em Israel.

Solicitação pertinente

A vereadora do Recife, missionária Michele Collins, solicitou através de requerimento na Câmara Municipal, priorização e agilidade no atendimento de pessoas com deficiência (PCD) no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A proposta foi aprovada em plenário. A medida sugere que a autarquia promova mutirões de atendimento ao público, o que traria celeridade às demandas de PCDs, como a emissão de primeira habilitação (CHN) especial, renovação de documentos, entre outras medidas. A vereadora justifica que o objetivo é trazer a essa parcela da sociedade a agilidade necessária para garantia de direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários