O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) fará hoje sua última fala no parlamento federal enquanto detentor de mandatos eletivos. E lá se vão 40 anos de lutas e grandes conquistas, do que chamam na maior cidade do sertão, de “O Coração de Petrolina”.
E Fernando foi gigante para sua terra, para o sertão inteiro e decisivo, por diversas vezes, para Pernambuco. Parlamentar de argumento contundente e com uma oratória que conquista, o senador que se despede da vida pública entregou como ninguém.
Na sua região, o segundo colocado nem pontua e no país é reconhecidamente alguém capaz de conseguir atrair os recursos que transformou uma Petrolina, longe demais das capitais, em um município moderno, arrojado e admirado.
Fernando disputou muitas eleições e nunca perdeu quando o candidato era ele ou encabeçou uma chapa. Foi difícil vencê-lo nas disputas e será complicado substitui-lo. Missão difícil mesmo para os seus filhos, forjados na mesma linha onde buscar, construir e trabalhar para o seu lugar se tornou filme repetido.
Fernando Bezerra foi prefeito de Petrolina por 3 vezes, deputado estadual, federal, secretário de Estado, Ministro do Governo e senador da república. Tem gente que acredita que ele saiu de cena cedo demais, mas o senador viu os filhos chegando e entendeu, em casa, que era hora de abrir o caminho. Deixará de ter mandato, mas continuará na política, sem dúvidas.
Fernando certamente fará falta com o silêncio de sua voz e o brado de sua luta, mas se despede com a convicção de que fez o seu máximo enquanto lutou. E valeu muito à pena! É isso ai!
Oposição dura
O Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda dos estados está trabalhando para elevar, já em 2023, a alíquota do ICMS. Ao menos quatro estados — Pará, Piauí, Paraná e Sergipe — já encaminharam às assembleias legislativas proposta de aumento de impostos no ano que vem. Em Pernambuco, o deputado Romero Albuquerque promete fazer uma “oposição ferrenha” ao aumento repentino da carga tributária estadual. A justificava do Comsefaz é que o aumento compensaria a perda de arrecadação com a desoneração dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. Na prática, o imposto sairia do atual teto de 17% a 18% para 21,5%. O Comitê pressiona para que as propostas cheguem aos deputados estaduais e sejam aprovadas ainda este ano. Só assim, a medida teria efeito em 2023.
Transparência
Em Caruaru, no Agreste, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) comemora o 1º lugar em transparência pública entre os municípios pernambucanos acima de 300 mil habitantes com avaliação certificável, estando à frente da cidade de Jaboatão dos Guararapes. Vale salientar que o município, em resultado divulgado em 2021, pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, por meio do Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), já havia ocupado o 1º lugar em transparência pública, entre as cidades acima de 100 mil habitantes, mantendo-se em relevante destaque nas avaliações realizadas por renomados órgãos de controle.
Sabido ele, pois sabia que perdia para senador, por isso não se candidatou a reeleição
Gonzaga devia ter feito o mesmo que fbc
Quem fez ele senador ja não está mais entre nós. O saudoso Eduardo campos.