O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), se manifestou favoravelmente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura a possível fraude na cota de gênero do Partido Solidariedade nas eleições de 2024. A ação foi movida pela coligação majoritária “Por Amor a Serra Talhada” e pelo ex-vereador Evandro de Souza Lima (Vandinho da Saúde), que alegam que o partido presidido por Waldir Tenório lançou candidaturas fictícias para burlar a legislação eleitoral.
O promotor público eleitoral, Vandeci de Sousa Leite, declarou que há provas robustas de que as candidatas Ana Michele de Barros Silva e Jessica Bianca e Silva foram lançadas de forma fictícia, sem intenção de disputar as eleições.
A investigação aponta que o objetivo do Solidariedade foi apenas preencher a cota de gênero exigida pela Lei 9.504/97 para favorecer a candidatura de Juliana Tenório, eleita com 632 votos.
A manifestação do MPE destaca a ausência de atos de campanha pelas investigadas, que sequer promoveram suas candidaturas, e a inexpressiva votação obtida por ambas.
Reforço
Mary Gouveia (PL), prefeita de Escada, na Mata Sul de Pernambuco, entregou duas novas ambulâncias para o município. Um dos veículos foi adquirido com recursos próprios da prefeitura, enquanto o outro veio de uma emenda parlamentar de R$ 330 mil do deputado Sileno Guedes (PSB), que acompanhou a entrega. A gestora classificou a ambulância vinda da emenda como um “presente para Escada” e agradeceu a parceria com o parlamentar. Presidente da Comissão de Saúde da Alepe, Sileno destacou a importância do investimento para a população e reforçou o compromisso com a área. “Essas ambulâncias vão ajudar muito na saúde do povo de Escada. Vamos em frente, que tem muito serviço para fazer”, afirmou.
Reajuste
Sivaldo Albino (PSB), prefeito de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, anunciou o envio à Câmara Municipal do projeto de lei que prevê um reajuste salarial de 8% para os professores da rede municipal de ensino, acima do índice de 6,27% definido pelo governo federal. O ajuste, que entra em vigor ainda neste mês, reforça o compromisso do gestor com a valorização da educação e os profissionais que atuam nas escolas, creches e Centros de Educação Infantil da cidade. Seguindo a prática de 2022, o reajuste será linear, aplicando-se igualmente a todos os professores. Além do aumento, os valores retroativos aos meses de janeiro e fevereiro serão pagos de forma única nos vencimentos de março. A prefeitura segue fortalecendo o setor educacional, com investimentos na formação contínua dos profissionais, na ampliação e requalificação das unidades escolares e no apoio às políticas públicas que beneficiam a comunidade escolar como um todo.