Hoje é o dia ‘D’ para a vereadora de Caruaru, no Agreste, Kátia das Rendeiras (Republicanos). A Comissão de Ética Parlamentar da Câmara de Vereadores local se encontra a partir das 9h de hoje (7) para o que chamam de ‘primeira instrução’ do Procedimento Ético Parlamentar nº 03/2023.
Isso tudo depois de a vereadora afirmar que a casa legislativa não tem legitimidade para julgá-la, pois está cheia de erros jurídicos em suas interpretações. A vereadora protocolou documento na Justiça pedindo a anulação do processo. Estão escalados para ouvir Kátia os colegas Nelson Diniz, Carlinhos da Ceaca, Ricardo Liberato, Felipe José e Anderson Correia.
Depois do parecer do relator, vereador Anderson Correia, o processo segue para votação da totalidade dos membros da Comissão de Ética, partindo daí para votação de todos os vereadores.
A Câmara de Vereadores prometeu transmissão em tempo real, pois o público, durante a sessão, será limitado. Na cidade não se fala em outra coisa e as opiniões estão divididas.
Por uma decisão do juiz Pierre Souto Maior, publicada por meio do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou o afastamento de Kátia da função de vereadora de Caruaru, afirmando que ela teria se utilizado de cargos de assessoria parlamentar e recursos públicos para cometer irregularidades.
Sessão tumultuada
A sessão de ontem na Câmara de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foi de tumulto e dedo na cara. Uma professora bateu boca e tentou agredir o vereador André Terto. O tema do debate era o piso salarial. A professora cobrava celeridade na aprovação do projeto. André é da oposição e a professora teria dito que ele estaria “se vendendo” para a atual gestão. Foi o estopim da confusão. Os vereadores acalmaram a situação.
Caladas
Na coluna de Claudio Humberto ontem, aqui na Folha, ele chamou a atenção de que mais de uma semana depois da agressão à jornalista Déliz Ortiz, da Rede Globo, por um segurança do Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal, as mulheres ativistas não levantaram a voz. Em Pernambuco, as mesmas ativistas da política pernambucana que se levantam sempre sobre o tema permanecem caladinhas. Pra que desagradar Lula?
Rede hoteleira em festa
A rede hoteleira de Petrolina está em festa. Faltando pouco mais de uma semana para o início do São João 2023 no Pátio Ana das Carrancas, a ocupação dos hotéis da cidade já chega a quase 100%. A informação foi repassada pela prefeitura, que disse que alguns hotéis já estão sem vagas, porque todos os quartos já foram reservados para o período da festa junina.
Ilegal e abusiva
Professores da rede municipal de ensino de Araripina, Sertão do Araripe, terão de interromper a greve decretada há uma semana para pressionar a prefeitura a pagar o reajuste do piso do magistério. A categoria também reivindica da atual gestão o cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do desembargador Jorge Américo Pereira de Lira, determinou o fim do movimento. As informações são do Blog do Roberto Gonçalves. Segundo o desembargador, a decretação da greve com a suspensão das aulas municipais “afigura-se ilegal e abusiva”.