Em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, continua o mal-estar entre a prefeitura municipal e o governo do Estado em relação ao tradicional Festival de Inverno 2023. O motivo foi a visita da presidente da Fundarpe, Renata Borba, à cidade, para conversar com setores da sociedade local acerca do evento. Até aí tudo bem, não fosse por Renata ter simplesmente ignorado o prefeito Sivaldo Albino, o secretário de Turismo, Givaldo Calado, e a secretária de Cultura, Sandra Albino.
Segundo a imprensa local, a presidente conversou com artistas e empresários da cidade, mas não entrou em contato com nenhum representante da administração municipal. O fato motivou um posicionamento veemente de Sivaldo.
Em seu perfil do Instagram, o prefeito não fez questão nenhuma em esconder seu desconforto com o Governo Raquel Lyra. De acordo com Sivaldo, o FIG “vem sendo tratado com total desrespeito” por aqueles que fazem a atual gestão estadual – que pretende, inclusive, criar em evento com o mesmo nome, apenas trocando Garanhuns por Pernambuco. Sivaldo diz não ter nada contra que se fomente o turismo e economia de outros municípios do Estado, mas se utilizar da mesma nomenclatura de um evento que existe há 33 anos “é falta de criatividade” de quem integra o governo.
Sivaldo até amenizou esse detalhe, mas se mostrou bastante aborrecido com a mudança na data da programação do FIG 2023. Inicialmente previsto para acontecer de 14 a 23 de julho, o evento acontecerá entre 21 e 30 de julho por determinação da governadora Raquel Lyra.
Adversário de Raquel, Sivaldo disse ainda que até entenderia a mudança, mas o que pegou foi o fato de sequer ter sido comunicado sobre isso. “O que não pode é se divulgar a data deste evento tão importante pra nossa cidade, nosso Estado, nossa região, nosso país, sem que o prefeito tenha conhecimento da festa que vai ser realizada na cidade que ele administra. Não é dessa maneira que a senhora vai construir pontes. Não é dessa maneira que o povo de Garanhuns merece ser tratado”, desabafou Sivaldo.
Giro conjunto
Os sertões do São Francisco e do Araripe receberam, no último final de semana, o senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado estadual Jarbas Filho (PSB). Os dois visitaram os municípios de Lagoa Grande (no São Francisco) e Ipubi (no Araripe). Nas agendas, além de celebrações juninas, estreitaram laços políticos com os respectivos prefeitos Vilmar Cappellaro e Chico Siqueira.
Avaliação da Transparência
Um levantamento feito pelos 33 Tribunais de Contas do Brasil está analisando a transparência de 8 mil portais públicos em todo o país. O estudo faz parte do cronograma de ações do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que inclui a verificação das informações disponibilizadas por sites dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das próprias Cortes de Contas, do Ministério Público e das Defensorias Públicas das três esferas de governo. Em Pernambuco, a avaliação dos portais terá início a partir de 7 de julho, conforme comunicado por meio de ofício a todos os gestores públicos.
Terraplanagem
O prefeito de Araripina (Sertão do Araripe), Raimundo Pimentel, divulgou um vídeo nas redes sociais anunciando uma importante conquista para a região do Araripe. Segundo o prefeito, o Governo Raquel Lyra iniciará a terraplanagem da rodovia PE-700, que liga Araripina ao município de Salitre, no estado do Ceará. Em seu anúncio, Pimentel expressou sua gratidão à governadora.
Tá correta a atitude da Presidente da FUNDARPE, se a entidade investir no evento cabe a ela administrar os valores. O Prefeito e secretários querem saber do montante para se promoverem.