O ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, abandonou o silêncio que vinha praticando. Ele falou sobre temas nacionais e entrou na briga em defesa do nome de sua filha, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB).
Em um programa de rádio local ele se mostrou preocupado com as ações do presidente Jair Bolsonaro. Diz que o presidente “está acuado” pela CPI e usa, como estratégia, desviar a atenção com uma série de polêmicas, que no final tentam justificar uma possível derrota nas eleições.
O ex-governador avaliou negativamente o governo de Paulo Câmara (PSB), afirmando que Pernambuco ficou aquém de sua força histórica no plano nacional.
Em defesa de Raquel Lyra, João afirma que o interessante seria o PSDB lançar uma candidatura estadual a partir de uma aliança nacional. Ele afirmou que um candidato nacional do PSDB tem de ter uma proposta para o Nordeste, o que facilitaria o caminho da filha.
A multa e o débito solidário
O TCE de Pernambuco multou o ex-prefeito Guga Lins, de Sertânia. A denúncia foi formulada pelo prefeito Ângelo Ferreira, ainda em seu mandato (2017/2020). Na sessão da última terça-feira, a primeira câmara do Tribunal de Contas julgou procedente os fatos da denúncia e decidiu multar Guga Lins no valor de R$ 44.435,00 e imputar débito solidário no valor de R$ 386.162,36.
Presidente reeleito
A Câmara de Vereadores de Ipojuca (PE) realizou durante sua última sessão ordinária a eleição de sua Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. O atual presidente Deoclécio Lira (PSD) venceu Flávio do Cartório (PSD) por 7 votos a 6, e se reelegeu. Deoclécio está sem seu segundo mandato como vereador. Além de Deoclécio, todos os membros da atual Mesa Diretora foram reeleitos: 1º vice-presidente, Paulo Nascimento (PP); 2º vice-presidente, Gilmar Costa (PP); 1º secretário, Professor Eduardo (MDB); e 2º secretário, Danda Positivo (PSB).
Garantindo recursos
O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, levando demandas de Ibimirim, no Sertão pernambucano. Welliton Siqueira foi com ele. Na agenda, que se estendeu ao Ministério da Saúde, as conversas incluíram também necessidades de Serra Talhada, representada pela secretária de Saúde, Lisbeth Rosa.
Constrangimento
Um lamaçal na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) roubou a cena exatamente na hora em que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), visitava Petrolina e assinava ordens de serviço nas áreas de Infraestrutura, Educação e Desenvolvimento Econômico. O fato chamou ainda mais atenção justamente pelo momento em que o prefeito Miguel Coelho (MDB) continua brigando para municipalizar os serviços de água e esgoto na cidade. Em um vídeo, gravado por um morador que se espalhou rapidamente, ele demonstra sua indignação com a Compesa, e apoia a iniciativa do gestor sertanejo para municipalização do serviço.
Outro sinal
Líder do PSB na Câmara, o deputado Danilo Cabral disse não acreditar na aliança com o senador Fernando Bezerra Coelho (DEM) em 2022. “Pelo conjunto de posições que ele tem adotado recentemente, acredito que ele não cabe entre as forças da Frente Popular”, disse o parlamentar em entrevista à Rádio Folha.