Pré-candidato à reeleição, o prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), poderá contar com mais um reforço para seu palanque em 2024. Trata-se do Partido Liberal (PL), que tem à frente em Pernambuco o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e ex-candidato a governador, Anderson Ferreira. A hipótese foi ventilada pelo deputado estadual Joel da Harpa, uma das lideranças da legenda, em recente visita ao Sertão do São Francisco.
De acordo com o parlamentar, a legenda tem buscado parcerias pelos quatro cantos do Estado, graças à competência de Anderson, que passou a ter uma visão ainda mais ampla de Pernambuco após sua candidatura ao governo, e da força do seu irmão, o deputado federal André Ferreira (o mais votado no Estado nas Eleições 2022), com o intuito até de lançar candidatos próprios nos municípios no ano que vem.
Mas, no caso de Petrolina, Joel vê um cenário diferente.
“Em time que está ganhando, não se mexe. Petrolina é uma cidade, hoje, que é reconhecida em qualquer lugar que você chegue. Todo mundo fala bem de Petrolina(…)Acho que a gestão de Miguel (Coelho) foi muito exitosa, e essa continuidade da gestão é importante para a gente continuar vendo Petrolina sendo um exemplo para Pernambuco e para o Brasil. Então, eu acredito que devemos marchar dessa forma, mas estarei aberto para essa definição partidária no que diz respeito a 2024”, disse Joel a este colunista.
O deputado adiantou também que, até o final do ano, uma reunião com a presidência do PL deverá acontecer para definir essas tratativas.
Pernambuco perde uma
As novas estimativas de população dos Estados, divulgadas há duas semanas na prévia do Censo 2022, devem pressionar a Câmara dos Deputados a recalcular a divisão do número de cadeiras por Estado para as eleições de 2026. Projeção realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) aponta para mudanças na atual distribuição das 513 cadeiras das Câmara, com perdas de vagas em sete Estados e ganhos em outros sete. O Rio de Janeiro lideraria a perda de assentos na Câmara, caindo de 46 para 42 vagas. Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraíba perderiam duas vagas cada um. Já os estados de Pernambuco e de Alagoas teriam menos uma cadeira na Câmara.
Governadora em prol do ramal
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) participará de um evento de apoio à construção do ramal Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina, logo mais às 9h na sede da Fiepe. Há tempos que a comunidade reclama esta obra.
Candidatíssimo
O vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, vai se preparando para sua pré-candidatura a prefeito do município. “A cada dia fortalecemos nosso grupo, o PP em Olinda. À frente da prefeitura, vamos trazer uma nova perspectiva, ideias novas para o município. Vamos fazer o que não foi feito na gestão atual”. Márcio deixou o Solidariedade, se filiou ao Progressistas e virou presidente da legenda na cidade. Além da filiação, na época, Márcio Botelho assumiu também a presidência do PP de Olinda.