Coluna da Folha: Justiça Eleitoral multa vereador de Petrolina por divulgação de pesquisa falsa

por Carlos Britto // 18 de outubro de 2022 às 07:00

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), conseguiu derrubar mais uma fake news sobre sua campanha. A decisão da Justiça Eleitoral atinge diretamente o vereador de Petrolina, Capitão Alencar (Patriota) – aliado do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) e da adversária de Marília, Raquel Lyra (PSDB).

Vereador atuante na principal cidade do Sertão do Estado, Capitão Alencar tem, no seu perfil do Instagram, várias postagens pró-Raquel, inclusive fotografias com a candidata e também com o presidente Bolsonaro.

A decisão judicial determina, além da retirada da publicação com falsa pesquisa eleitoral mostrado a tucana com um percentual de intenção de votos não condizente com a realidade, uma multa de R$ 53.205,00.

Segundo a desembargadora Virgínia Gondim Dantas, a postagem de Capitão Alencar contribuiu para “a disseminação de dados que não correspondam à realidade e que exercem influência (o citado ‘efeito manada’)” na opinião do eleitorado. Procurado, o vereador até o momento não deu retorno.

Em Bonito

A justiça também agiu no município de Bonito (Agreste), com o mesmo teor de denúncia. A desembargadora Virgínia Gondim aplicou a mesma sentença, inclusive no valor da multa, alertando que o autor da postagem, identificado como Ricardo Alexandre de Oliveira, “compartilhou no Instagram postagem com emprego da palavra ‘PESQUISA’, seguida de diversos dados que levam a crer que se trata de uma pesquisa verídica – percentuais, nome de instituto responsável, período, locais de aferição – elementos esses que, segundo o entendimento do TSE, são suficientes para enquadrar referida conduta como divulgação de pesquisa eleitoral sem prévio registro“.

Até 120 anos

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) continua lamentando a falta de êxito para sua reeleição. “Eu trabalhei e acho que em nenhuma outra eleição eu trabalhei tanto quanto agora. Rodei o Estado todo, fui votado mais uma vez em todos os municípios, inclusive em Fernando de Noronha. A votação caiu um pouco, obviamente porque surgiram novos candidatos. A candidatura de Lucas, que sempre foi o meu estadual, a federal deu uma diminuição nos votos na região do São Francisco. Eu gostaria de ficar pelo menos até os 120 anos trabalhando como deputado”, afirmou.

O reeleito

Em Tuparetama, o vereador Arlã Markson foi reconduzido como presidente da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024. Ele obteve cinco votos e a oposição três. Arlã foi reeleito numa chapa composta por vereadores de oposição à Gestão Sávio Torres. A nova composição a partir de 2023 será assim: Arlã Markson (presidente); Joel Gomes (vice-presidente); Domenico Perazzo (1º secretário); e Plécio Galvão (2º secretário).

A política e a falta d’água

Mesmo olhando para o Rio São Francisco, diversos bairros de Petrolina sofrem com falta de água. Até o prefeito Simão Durando entrou na briga com força, cobrando providências à Justiça. Após as recomendações feitas à Compesa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) segue acompanhando o desempenho da empresa no atendimento à população atingida pela falta crônica de água em Petrolina. Em entrevista a uma rádio local, a promotora de Justiça, Ana Paula Nunes Cardoso, ressaltou que o MPPE está ciente das ações emergenciais, mas ainda aguarda que a Compesa encaminhe os documentos e relatórios sobre as medidas adotadas para solucionar o problema.

Coluna da Folha: Justiça Eleitoral multa vereador de Petrolina por divulgação de pesquisa falsa

  1. Ade disse:

    EXERCE INFLUÊNCIA ( EFEITO MANADA ). Por uma simples postagem no INSTA. O que dizer dos institutos de pesquisa que deram resultados absurdos favorável ao NINE no primeiro turno? Justiça, literalmente, cega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários