Coluna da Folha: Juventude e liderança em Santa Cruz do Capibaribe 

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2025 às 07:00

Foto: reprodução

Com apenas 22 anos, Millena de Iapoi (PP) é a mais jovem vereadora da história de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional pernambucano. Eleita com 655 votos, ela tomou posse no último dia 1º, chegando ao Legislativo com a missão de representar a cidade e, especialmente, as mulheres. Filha do também irreverente Iapoi, que em 2020 concorreu à vaga de vereador com 401 votos e se destacou pela postura crítica e criativa nas redes sociais, Millena carrega, além do nome, o legado de quem já se destacou no cenário político local.

A jovem parlamentar entra para um espaço tradicionalmente dominado por homens e, apesar da dificuldade que isso pode representar, promete ser a sétima mulher a ocupar um assento na Casa José Vieira de Araújo. Millena assume a cadeira na Câmara Municipal, onde já fizeram história outras mulheres, mas onde, certamente, ela se destaca por sua responsabilidade social ainda tão jovem na dinâmica política da cidade.

O jargão “Iapoi”, conhecido por muitos, parece ser agora também sinônimo de desafios políticos.

A responsabilidade é grande. Ser a vereadora mais jovem da história e, ainda por cima, filha de um nome já conhecido na política local, coloca Millena em uma posição de responsabilidade ainda maior. “Apesar da minha pouca idade, tenho a determinação necessária para poder fazer o melhor naquela Casa de Lei. Tenho humildade para aprender a cada dia com minha equipe e com os companheiros vereadores”, disse Millena.

Nomeação

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), concluiu os anúncios do primeiro escalão do seu segundo mandato e nomeou Túlio Arruda, empresário e educador, como titular da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz. A pasta ficará sob a liderança do gestor público, que é filho do prefeito de Vitória de Santo Antão (Mata Sul), Paulo Roberto Arruda (MDB), e irmão da deputada federal Iza Arruda (MDB).

Decreto

O prefeito de Salgueiro (PE), no Sertão Central, Fabinho Lisandro (PRD), é mais um gestor na região preocupado com o cenário que enfrentará no seu mandato. Ele assinou cinco decretos referentes à gestão financeira e administrativa da prefeitura. A medida se faz necessária para a organização do governo neste início da nova gestão municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários