O ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho (DEM), passou este final de semana em família, em Belo Jardim, sua terra Natal. Mas a semana começa com muito trabalho. Mendonça disse a este colunista que trabalha para unir as oposições, mas que o prefeito de Petrolina é um capítulo especial e à parte nesse momento.
“O DEM nunca teve cancelas, tem um espaço amplo. Temos lideranças jovens e importantes em nosso partido. Se Miguel Coelho vier para o partido, será muito bem-vindo. Ele é um quadro importantíssimo, mas evidente que não quero condicionar sua chegada só para ser candidato. Ele é qualificado e tem muito a somar”, disse ele.
Mendonça trabalha o momento com cuidado e tenta não confundir o projeto partidário com o projeto das oposições.
“É preciso deixar claro que temos um projeto de partido, mas o projeto de vitória das oposições no momento é algo maior. Acho inclusive que a gente tem que fazer todo o esforço para trazer o MDB, partido do senador Fernando Bezerra, para as oposições. Miguel representa uma renovação verdadeira, ao lado de Anderson (Ferreira) e Raquel (Lyra), mas não quero colocar o Democratas como o desaguadouro natural do candidato a governador, tenho responsabilidade com a união. O propósito maior é juntar as forças de oposição, mas evidentemente as portas do partido estão abertas para Miguel. A gente vai ajudar a construir o caminho que leve a escolha do melhor nome pra disputa do governo de Pernambuco. Seja pelo Democratas ou algum partido que componha a base de oposição”, afirmou.
Deu um nó e fez a maioria
O prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai (Avante), surpreendeu. Em jogada rápida, ele deu um nó nas oposições da cidade. Selou uma aliança inesperada com o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Dim Saraiva (MDB). Com isso, a base do governo foi ampliada e passa agora a contar com 8 vereadores, dos 13 que estão na câmara da cidade. São eles: Marcos de Neuma (DEM); Valdo do Caldeirão (Avante); Daniel da Auto Escola (Avante); Tinanan (PDT); Cris Beira Rio (PV); Karla Amando (Solidariedade); Virlane Saraiva (MDB) e João da Saúde (MDB).
Novo protocolo
O prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa (PSB), está buscando alinhamento com representantes do comércio e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e busca uma a postura fiscalizadora do município no cumprimento do protocolo sanitário. A prefeitura publicou o decreto flexibilizando o funcionamento de alguns segmentos comerciais, das 7h às 17h, e não mais das 10h às 20h, como inicialmente propôs o Governo do Estado.
Salgueiro à frente
Em Salgueiro, a prefeitura municipal comemora. O município, que já vacinou 18% da população, inicia uma nova fase do plano de vacinação. As pessoas com comorbidades, que têm entre 55 e 59 anos, já poderão receber a vacina. Para isso, deverão se dirigir aos postos de saúde do seu bairro. A estimativa é que Salgueiro aplique mais 2.000 doses nesta semana. Até a última sexta-feira (30), o município já havia aplicado 12.337 doses.
Se Miguel é o melhor quadro, quero nem imaginar o pior. Vai endividar o estado e aumentar os impostos, fazer rua que desmancha na primeira chuva.
Se Pernambuco quer voltar a ser gente, que escolham alguém de fora destas oligarquias. Se escolher um destes vai continuar ladeira abaixo.