Coluna da Folha: Miguel aposta na reeleição de Simão Durando em Petrolina já no 1º turno

por Carlos Britto // 21 de julho de 2023 às 07:00

Foto: Comunicação 21/divulgação

Em Petrolina, maior colégio eleitoral do Sertão, o ex-prefeito Miguel Coelho (UB) não esconde a empolgação com seu aliado de primeira hora, o atual prefeito Simão Durando (UB). Em pouco mais de um ano, Simão vem comandando o município com a destreza de um político experiente – um dos motivos, aliás, dessa empolgação de Miguel.

Nas eleições municipais de 2020, Simão era o vice do então prefeito, que foi reeleito com uma frente histórica de mais de 120 mil votos. Dois anos depois, Miguel decidiu alçar um voo maior ao disputar o Governo de Pernambuco, entregando a Simão o desafio de manter o ritmo de trabalho do aliado. Para desgosto da oposição, ele não só vem correspondendo, como mostra estar superando expectativas.

Fico muito feliz em ver o prefeito Simão dando continuidade ao trabalho que a gente iniciou em 2017. Minha confiança em Simão é plena. Tanto que pude entregar a prefeitura a ele, sabendo que daria conta do recado, que iria assumir a responsabilidade e, principalmente, honrar a confiança do povo de Petrolina”, declarou.

Tamanha confiança se traduz numa futura campanha eleitoral que não vai tardar muito a começar. Para 2024, Miguel acredita não apenas que Simão possa ser reeleito, como aposta suas fichas de que isso aconteça ainda no primeiro turno – seguindo o exemplo do próprio Miguel, em 2020. Será?

Sem homicídios

O balanço das estatísticas criminais da Secretaria de Defesa Social (SDS) trouxe um número importante: o mês de junho terminou com 98 municípios pernambucanos sem registro de homicídios. A Zona da Mata pernambucana se destaca pelo segundo mês, com uma redução de 13% no número de mortes, seguida pela Região Metropolitana do Recife, com redução de 11,3%. Abaixo vem o Sertão, com uma queda de 10%.

Suplementação

Em Salgueiro, no Sertão Central, os vereadores aprovaram por unanimidade, ontem (19), suplementação na ordem de R$ 14 milhões das dotações orçamentárias para o exercício de 2023 para o Executivo Municipal. De acordo com o projeto, a gestão municipal justificou que a suplementação será para manutenção de serviços públicos, pagamento de servidores, subvenções a fundações e associações, pagamento de indenizações, manutenção de serviços da Saúde, Educação e Assistência Social, entre outras demandas.

Celebrou

O prefeito de Belo Jardim (Agreste), Gilvandro Estrela, ainda comemora o sucesso da última Festa das Marocas, evento tradicional do município, que chegou à sua 54ª edição e foi realizado na última semana. Além do sucesso da festa, que teve atrações nacionais como Tarcísio do Acordeon, Raphaela Santos e Limão com Mel, o prefeito celebrou a parceria com o governo do Estado, algo que não era visto há muito tempo. A Festa das Marocas é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

A bronca de Olinda

Em Olinda, a bronca do momento são os atritos entre prefeito e vice, que caminharam juntos por muito tempo e agora estão rompidos. O prefeito Lupércio não pode se reeleger, e o vice Márcio Botelho já botou o bloco na rua. Os comentários de bastidores indicam que o prefeito iria apoiar a atual secretária de Planejamento e Finanças, Mirella Almeida. Como Botelho já está correndo trecho, Lupércio resolveu atacar e exonerou todos os cargos ligados ao vice, o que demonstra que a guerra só está começando. Aguardem os próximos capítulos.

Coluna da Folha: Miguel aposta na reeleição de Simão Durando em Petrolina já no 1º turno

  1. Macedo disse:

    Na realidade a reeleição do prefeito Simão será mais fácil que a reeleição do ex-prefeito Miguel Coelho.
    Quem da oposição vai ter a ousadia de enfrentar Simão?

  2. Defensor da liberdade disse:

    O povo ainda está iludido com o asfalto que dura 6 meses, a passagem de 5 reais mais cara que São Paulo, e o São João da cerveja de 11 reais.

  3. Educador disse:

    Se alguém for na biblioteca municipal vai ver que os banheiros não tem papel, as baias estão quase todas interditadas, fazendo que o cidadão que quer estudar pra ENEM, vestibular, concurso, mestrado, doutorado, dentre outros processos sofra um bocado. Que não investe em educação não merece governar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários