Em Serrita (PE), no Sertão Central, o prefeito Aleudo Benedito (MDB) não para de ter problemas. Agora, diante da constatação de que serviços essenciais não estão acontecendo por falta de recursos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) alertou a administração municipal quanto ao que chamou de “gastos vultosos” para a realização da 53ª Missa do Vaqueiro, evento tradicional da cidade.
O órgão fiscalizador, inclusive, solicitou extensa documentação – incluindo planilha de todos os gastos da festa. Foram solicitadas ainda informações sobre despesas, restos a pagar, dívida mobiliária e fundada, e que a prefeitura faça a atualização imediata de seus portais de transparência, divulgando informações sobre licitações e contratações públicas, entre outros aspectos relacionados à gestão financeira da cidade.
Aleudo Benedito está sendo cobrado para garantir tratamentos de saúde, fornecimento de leite, além de serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia à população que necessita. Tudo isso já com processos instaurados para o cumprimento.
Recentemente o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em sentença proferida pelo juiz da comarca de Serrita, concedeu a anulação de denúncia contra Aleudo na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara Municipal para investigar “possíveis irregularidades administrativas” contra ele. Os vereadores apresentaram denúncia contra o gestor referente a um suposto “descumprimento de ordem judicial e abuso de poder”.
Pedido de cassação
Em Toritama, no Agreste, a vereadora Carol Gonçalves (MDB) sofreu um pedido de cassação do seu segundo suplente. Motivo: uma viagem ao México feita no último mês de fevereiro representando o município no Fórum Global pela Democracia como palestrante. A denúncia diz que a vereadora teria viajado sem dar aviso prévio à Câmara Municipal, além do uso pessoal de diárias com recursos públicos. Carol rebateu e disse que tudo foi feito dentro do regimento interno da Casa Legislativa. Afirmou, ainda, que a denúncia não passa de violência política de gênero, por ela “ser mulher, preta e de periferia”.
Malha viária
O deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil) celebrou a notícia de que a PE-60 é uma das rodovias prioritárias para serem requalificadas pelo Governo de Pernambuco. O anúncio foi feito na última semana pelo secretário de Planejamento, Fabrício Marques, mesmo dia em que a governadora Raquel Lyra esteve em Brasília assinando o convênio que permitirá a requalificação da malha viária, entre outras obras de infraestrutura. O parlamentar disse que vai continuar acompanhando de perto para que os próximos passos aconteçam o mais rápido possível, trazendo assim segurança para a população que transita pelas rodovias.
Reeducandos
Em Paulista, no Grande Recife, o prefeito Yves Ribeiro assinou um convênio com a Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres) para utilização de mão de obra de reeducandos do sistema prisional na limpeza pública da cidade. De acordo com o gestor, a ação trará benefícios a Paulista e às pessoas que precisam trabalhar para conquistar uma nova oportunidade na vida.
Mais um no time
O prefeito de Parnamirim, no Sertão do Araripe, Ferdinando Carvalho, o ‘Ninho’ (PSB) já anunciou apoio ao deputado estadual Jarbas Filho (PSB). O “namoro” político foi patrocinado pelo senador Fernando Dueire (MDB), que já é parceiro do prefeito.