Coluna da Folha: MPPE mira nepotismo em Gravatá

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2024 às 07:00

Foto: Reprodução internet

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que o prefeito reeleito de Gravatá (Agreste Central), Padre Joselito Gomes (PSB), exonere a própria esposa, Viviane Facundes, do cargo de secretária de Obras e Serviços Públicos.

A orientação, emitida pela 1ª Promotoria de Justiça de Gravatá, aponta nepotismo e ausência de qualificação técnica para o exercício da função. A recomendação estipula também que Viviane não assuma qualquer cargo público sem a devida capacitação para as funções que exijam perfil técnico específico.

O caso ganha mais repercussão, uma vez que vem na esteira de investigações sobre denúncias de agressão contra o blogueiro Marivan Melo, um crítico da gestão municipal e responsável por expor as acusações de nepotismo envolvidas na administração. O MPPE deu à prefeitura o prazo de dez dias para responder à recomendação, sob pena de medidas judiciais em caso de descumprimento.

Com a situação polarizada, a posição do MPPE coloca Joselito Gomes e sua equipe sob pressão, reforçada pela defesa pública feita pelo presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, que classificou as denúncias como “perseguição política”.

Rachadinha

No desdobramento da Operação “Fetta”, o presidente da Câmara de Ipojuca, na Região Metropolitana, Deoclécio Lira, foi afastado do cargo por suspeita de chefiar um esquema de “rachadinha” envolvendo 13 assessores, obrigados a devolver parte de seus recebimentos. A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) cumpriu 23 mandados de busca em cidades como Ipojuca e Recife, apreendendo documentos, armas e dispositivos eletrônicos. Segundo o Dracco, as evidências recolhidas poderão revelar novos envolvidos e esclarecer o alcance da prática, que onera cofres públicos e compromete o serviço à população.

Parceria sertaneja

Em visita a Petrolina, o prefeito eleito de Araripina, Evilásio Mateus, reuniu-se com o prefeito reeleito Simão Durando para discutir parcerias estratégicas para o fortalecimento regional. Durante o encontro, os gestores trocaram experiências sobre infraestrutura, saúde e educação, destacando a importância da cooperação para atrair investimentos ao Sertão. “O desenvolvimento integrado de nossos municípios é essencial para o avanço da região. Manteremos uma agenda conjunta em prol do Sertão de Pernambuco”, afirmou Simão, enfatizando a importância de colaborações intermunicipais.

Despedida e compromisso

Na sua última sessão como vereador licenciado, o prefeito eleito de Itapissuma, na Região Metropolitana, Júnior de Irmã Têca (PSD), enfatizou na quarta (6) seu compromisso com uma gestão próxima à população. Em seu último discurso, Júnior destacou a importância de iniciar 2025 com foco em educação, saúde, infraestrutura e geração de empregos, reforçando que seu mandato será orientado pelo desenvolvimento e pelo diálogo com os moradores da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e população da região Sanfranciscana. Como toda regra tem exceção, dificílimo nos dias de hoje, principalmente a radiofônica…