Em Cabrobó, Sertão do São Francisco, a reforma administrativa proposta pelo atual gestor Galego de Nanai (Avante) está dando muito o que falar. Sem citar nomes ou definir que pastas seriam criadas ou extintas, Galego confirmou numa recente entrevista a uma emissora de rádio de Petrolina que vereadores da Câmara Municipal seriam convocados para o Executivo e que outros que fazem parte da gestão municipal poderiam seguir para o Legislativo. O projeto será analisado e votado pela própria Casa. Até aí, tudo tranquilo.
O problema é que o prefeito andou adiantando as coisas. A pasta de Agricultura e Meio Ambiente será comandada por ninguém menos que Elioenai Dias Santos, pai do atual gestor. Ele substitui o produtor Ailton Freire dos Santos, que pediu exoneração do cargo.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira (25), exatamente 20 dias após a recomendação feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando que o município adotasse medidas antinepotismo.
O barulho levou a assessoria da prefeitura a divulgar uma nota na imprensa local. “A Gestão Municipal vem a público esclarecer que em nenhum momento a orientação do Ministério Público do Estado de Pernambuco foi contrariada. Já é pacífico na jurisprudência nacional que o cargo de secretário municipal tem natureza política e não estaria abarcado nos casos de nepotismo previstos na Súmula Vinculante nº 13 do STF. O município declara que segue fielmente a lei e as orientações das instituições de controle e sempre mantém uma relação institucional de respeito e cumprimento das obrigações legais e constitucionais”, destacou a nota.
“Por fim, esclarecemos ainda que o recém-nomeado Secretário possui vasta experiência na gestão pública sendo servidor público aposentado e já tendo desempenhado os cargos de assessor especial do gabinete do prefeito e de secretário municipal de planejamento, Desenvolvimento econômico, habitação e turismo em gestões passadas”, fecha a nota.
Ministro em Petrolina
Quem estará em Petrolina na próxima segunda-feira (31) é o ministro das Relações Exteriores, Carlos França. O chefe do Itamaraty será recebido pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, pelo prefeito Miguel Coelho e pelo senador Fernando Bezerra Coelho.
Ampliando lideranças
Buscando ampliar lideranças, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) foi ao Agreste do Estado. Na última segunda-feira (24) o parlamentar se encontrou com o ex-vereador de Altinho, Nildo de Zuzu também (PSB), para uma conversa sobre o cenário político de 2022. Tadeu já possui uma boa relação com Nildo e o município de Altinho desde 2014, quando conseguiu uma expressiva votação na região.
Encontro no Sertão
O prefeito de Orocó, no Sertão do São Francisco, George Gueber (PT), recebeu em seu gabinete a visita do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que estava cumprindo agenda na região. Acompanhado do superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, FBC tratou com George de projetos para o município.
Apoio
O Progressistas (PP) do deputado federal Eduardo da Fonte segue na captação de mais força política. Eduardo, que está cumprindo uma vasta agenda pelo Sertão, anunciou o comerciante Múcio Angelim, do município de Parnamirim, Sertão Central, como aliado na corrida para as eleições deste ano.
O povo elege essa raça pra comandar um órgão público, quando ganham eles logo tomam posse do que não é seu,colocam pai, mãe, irmã, irmão,sogra, mãe, cunhado, cunhada, cachorro, papagaio, periquito e tudo que tem direito e no final das contas o povo que tome naquele lugar, nisso tudo só tem um culpado é a justiça,pois soltou ladrões de colarinho branco que meteram a mão grande no dinheiro da nação,o lema da justiça hoje para políticos é roubem a vontade que nós lhe protegemos, contanto que dê o que é nosso.
Nepotismo em Cabrobó tém outro sinônimo kkkkkk á Brasil