Coluna da Folha: Nova diretoria da Amupe tem consenso e uma pauta de desafios

por Carlos Britto // 27 de fevereiro de 2023 às 07:00

Foto: Reprodução

A prefeita de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, Marcia Conrado (PT), assume hoje (27) à Presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Ela foi aclamada em decisão unânime por prefeitos e prefeitas do Estado.

Entre as pautas prioritárias que a nova presidente tem para enfrentar e que já estão na mesa, pode-se destacar a discussão do pacto federativo com o governo federal, a Emenda Constitucional nº 128/22 (que proíbe a União de criar despesas para os municípios sem a efetiva fonte de custeio) e a luta pelo acréscimo de 1,5% de FPM para que os municípios tenham a possibilidade de pagar o piso da enfermagem.

A chegada de Márcia à presidência da Amupe, em consenso, passou pela habilidade de negociação do atual presidente, deputado José Patriota (PSB), que aparou as arestas, uniu a turma e garantiu a unidade dentro da entidade.

O mandato de Márcia deve ser de apenas um ano, já que, no ano que vem, a prefeita deve se afastar para cuidar do seu projeto de reeleição em Serra Talhada. O vice que assume hoje ao seu lado é o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), o qual já é tesoureiro da Amupe e goza também da confiança de José Patriota.

Samba no passo do xaxado

O deputado estadual Luciano Duque (SD) quer tornar a data de nascimento de Lampião, 7 de julho, o Dia Estadual do Xaxado. A dança, criada pelos cangaceiros, é patrimônio cultural imaterial, e ganhou visibilidade nacional no Carnaval deste ano, nos desfiles das escolas de samba Macha Verde, em São Paulo, que levou o segundo lugar, e da Imperatriz Leopoldinense, grande campeã do Rio de Janeiro. Duque, inclusive, participou da apresentação da escola paulista, neste fim de semana, no desfile das campeãs. Quando prefeito de Serra Talhada, o parlamentar foi grande incentivador da cultura, levando a cidade ser reconhecida como a Capital do Xaxado. Hoje (27), na tribuna da Alepe, ele apresenta voto de aplausos parabenizando as escolas de samba.

Padre tomando tiro

A governadora Raquel Lyra (PSDB) precisa urgentemente enfrentar a crescente violência em Pernambuco. Em Petrolina até padre está tomando tiro. E ainda na zona rural. Na última sexta feira (24) foi registrada uma da tentativa de homicídio contra o padre Breno Gomes Paixão, na região do Distrito de Rajada. O religioso se deslocava para realizar uma missa no Sítio Estrela, a 6 quilômetros de Rajada, quando um desconhecido em uma moto efetuou quatro tiros contra ele. Um dos tiros acertou de raspão o pescoço do padre. O religioso permanece em observação.

Defesa da família e da vida

Com iniciativa do deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP), foi instalada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Vida e de Política sobre Drogas. Os integrantes do grupo são todos deputados de direita ou ligados à bancada evangélica, que pretendem realizar debates e estudos para garantir políticas governamentais direcionadas aos temas do colegiado. Partidos de esquerda não foram contemplados com cadeira no colegiado, mas ainda assim o deputado João Paulo (PT) apresentou ofício para ser integrado ao conjunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários