Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, uma polêmica e a manifestação popular podem fazer a Câmara de Vereadores da cidade mudar um posicionamento. O Legislativo aprovou, no dia de 22 de junho, um projeto, que sobe de R$ 2 mil para R$ 3 mil a cota de combustível para os vereadores.
A indignação popular começou após alguns vídeos, com as falas favoráveis ao projeto ditas por alguns parlamentares, terem viralizado na internet. Os discursos foram considerados pelos internautas como inoportunos e desrespeitosos. Teve parlamentar dizendo que “achava era pouco, que fazia o carro de ambulância, que o que tivesse mais ainda era pouco, pois vereador ganhava mal”, e por aí vai.
Foi o suficiente. A mídia local se movimentou e as manifestações nas redes sociais ganharam mais força. Mais de 5 vereadores já fizeram requerimento junto à presidência da Casa abrindo mão do benefício.
A pressão foi tanta que memes e declarações ácidas povoaram os noticiários e os grupos de WhatsApp.
A quizila se estendeu tanto que fez o presidente da Casa Plinio Amorim, vereador Aero Cruz (MDB), autor do projeto, declarar que vai levantar todos os posicionamentos a respeito do assunto, bem como analisar os ofícios protocolados junto à presidência, para se pronunciar em entrevista coletiva nesta segunda-feira (5). A expectativa é que o presidente torne o projeto sem efeito ou que seja adiado.
Falta agilidade
O atraso em obras de infraestrutura em Caruaru chamou a atenção de vereadores do governo e da oposição. Na sessão da última sexta-feira (2) na Câmara, os parlamentares levantaram o tema e as discussões foram colocadas. A prefeitura foi duramente cobrada e o secretário de Infraestrutura, Urbanismo e Obras, Rodrigo Miranda, será convidado a prestar esclarecimentos.
Nova composição
A Câmara Municipal de Camaragibe elegeu a formação da nova mesa diretora para o próximo biênio 2023-2024. O vereador Renê Cabral (Republicanos) foi eleito para suceder o atual presidente da Casa, Paulo André (PSB). O vereador Cabeça (Cidadania) será o vice-presidente. A composição tem ainda Paulo André (PSB) como 1º secretário e Léo Família como 2º secretário.
Com Ciro
O presidente do PDT, Carlos Lupi, estará no Recife esta semana. A vice-prefeita da capital e secretária geral do PDT no Recife, Isabella de Roldão, acha que a visita será fundamental para o fortalecimento da legenda e para o projeto Ciro Gomes. “Terei a satisfação de recebê-lo, ao lado do líder da nossa bancada e presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, e do deputado estadual José Queiroz, entre outras lideranças locais. Estamos unidos em torno do objetivo comum de construir um país justo e igualitário, com Ciro Gomes presidente em 2022”, disse ela.
Tião no escanteio
Em Araripina, o grupo da oposição liderado pelo ex-prefeito Alexandre Arraes e pela deputada estadual Roberta Arraes (PP) confirmou a aliança política com o médico Aluízio Coelho (PP). Aluízio e os Arraes já estiveram juntos nas eleições municipais de 2016 e 2020. O estranho é o isolamento de Tião do Gesso no jogo, uma vez que ele foi cabeça de chapa de Aluízio na última eleição municipal.
Deve ser revogado, adiado jamais. O povo deve pressionar, inclusive na frente da Câmara.
Já os que abriram mão são um bando de oportunistas, pois deveriam ter votado contra.