Coluna da Folha: O clima quente de Limoeiro

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2024 às 07:00

Foto: Reprodução vídeo

A população de Limoeiro (Agreste Setentrional) se assustou com a acidez e o calor do embate que quase foi além dos discursos na Câmara de Vereadores do município. O presidente, Daniel do Mercadinho (Podemos), e o primeiro-secretário, Beto de Washington (PSB), protagonizaram uma troca de farpas que escancarou a tensão pré-eleitoral na cidade.

A discussão sobre a prestação de contas do prefeito Orlando Jorge (Podemos) acabou virando palco de uma disputa de poder, com Daniel insistindo na convocação de uma nova sessão e Beto pressionando para resolver tudo ali mesmo. O clima, que já andava difícil, agora desandou de vez.

A cena foi marcada por gestos acalorados e um clima de confronto. Com o dedo em riste, Daniel saiu da sessão seguido por Beto, que, sem perder tempo, formalizou um pedido de mandado de segurança para garantir que suas demandas fossem ouvidas. O episódio revela mais do que uma simples discordância administrativa: mostra que a corrida eleitoral explodiu os ânimos.

À medida que as eleições se aproximam, Limoeiro se vê envolta em uma disputa acirrada, pela qual cada movimento é calculado e cada palavra tem peso. A arena política local tem se mostrado um campo de batalha, onde estratégias, alianças e rivalidades definirão quem sairá vitorioso em 2024.

Direito de resposta

A coligação “A Esperança Brotou para Rio Formoso” lamenta e repudia que a coluna tenha publicado, nesta terça-feira (27), uma nota mentirosa com base em um vídeo editado e completamente fora de contexto. No domingo (25), nossa militância foi alvo de agressões por parte de apoiadores da gestão, na presença da prefeita Isabel Hacker. O candidato a prefeito Salmo Valentim, do PSB, reitera aqui seu compromisso com uma campanha limpa, sem violência e propositiva.

Nada de camisas

A Justiça Eleitoral deu um prazo de 24 horas para que Zeca Cavalcanti, candidato do Podemos à Prefeitura de Arcoverde (Sertão do Moxotó), recolha as camisas distribuídas a militantes com seu número de campanha. A decisão aponta que as camisas configuram propaganda irregular, violando a Resolução TSE n. 23.671/2021. Caso não cumpra, Zeca enfrentará multa diária. A determinação ainda abre precedente para que candidatos a vereador que utilizaram a mesma estratégia também sejam penalizados.

Sem acordo

A tentativa de união entre os candidatos da oposição em Betânia (Sertão do Moxotó), Wal Araújo (União Brasil) e ‘Bebe Água’ (PSB), fracassou. Em reunião no último domingo (25), eles buscaram uma aliança para enfrentar a favorita governista, Aline Araújo, mas o consenso não se concretizou. Wal Araújo afirmou ter feito sua parte ao propor o acordo, mas lamentou que o grupo de Bebe Água tenha desfeito o entendimento. “Tentei unir a oposição, mas Bebe Água fez um acordo de dia, e à noite o grupo dele desmanchou. Lamento muito, mas fiz minha parte“, declarou Wal, destacando a falta de coesão entre os opositores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários