Coluna da Folha: O interminável Gonzaga Patriota

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2024 às 07:00

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Se tem uma coisa na qual o ex-deputado federal Gonzaga Patriota aposta é na persistência. O presidente da executiva municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Petrolina, Sertão do São Francisco, segue buscando espaços no plantão político após décadas atuando nos bastidores pernambucano. O socialista, que não conseguiu a reeleição em 2022 e não faz mais parte do Congresso Nacional, não parece disposto a se desligar da política e segue buscando se fortalecer no cenário nacional.

Como se tivesse apenas começado a jornada, o veterano ainda comemora o encontro no Recife (PE) para uma reunião com o prefeito reeleito João Campos (PSB). Na reunião, Gonzaguinha foi o mesmo de sempre: debulhou o rosário político e disparou as demandas da legenda e diálogo sobre planos para o futuro do PSB.

Acontece que a movimentação de Gonzaga – que diz buscar o Senado Federal – esbarra nas intenções de renovação política, vide a própria indicação do vice-prefeito de João, seu ex-chefe de gabinete Victor Marques, que apenas foi estrategicamente colocado no PDT, mas que reza na cartilha do primeiro amigo. Sem contar as pretensões de Silvio Costa Filho, Miguel Coelho e mais uma fila que se segue.

Mas Gonzaga parece não se importar com quantos novos jogadores surjam, e permanece ali, motivando-se por mais de ‘400’ vezes. Esse é o enigmático número que ele manda para sua lista, todas as manhãs, para dizer que é a hora que pula da cama. Nem que volte depois da mensagem.

Mesa definida

Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, a prefeita Márcia Conrado (PT), reuniu os vereadores de sua base para definir a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-2027. O encontro ocorreu no início da tarde de segunda-feira (9) e resultou na seguinte formação: Manoel Enfermeiro (PT), presidente; Alice Conrado (PSD), vice-presidente; Rosimério de Cuca (PT), primeira-secretária, e Clênio de Agenor (PSD), segundo-secretário. A votação para formalizar a escolha da nova mesa diretora ocorrerá na primeira sessão do ano, no dia 1º de janeiro de 2025. Na mesma solenidade, tomarão posse para o novo mandato os vereadores eleitos, a prefeita reeleita e seu vice-prefeito.

Na onda da bike

Em Petrolina, Sertão do São Francisco, o vereador oposicionista Marquinhos do N-4 (PSD) apresentou durante sessão plenária da Câmara Municipal, semana passada, a Indicação 2024/24 aprovada por 14 votos, solicitando da prefeitura a realização de estudo e instalação de bicicletários ou paraciclos em pontos estratégicos da cidade. A questão é que essa medida foi adotada durante o governo do então prefeito Julio Lossio (PSDB), mas acabou sendo retirada gradativamente após outro ex-prefeito, Miguel Coelho (UB), assumir a gestão. Resta saber se o atual, Simão Durando (UB) – aliado de Miguel – que foi reeleito este ano, tem a intenção de reassumir a ideia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários