Coluna da Folha: O PT e o discurso que precisa ser posto em prática

por Carlos Britto // 05 de junho de 2023 às 07:00

Foto: divulgação

A visita que o estado maior do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco fez ao Sertão, este final de semana, mostrou que a legenda quer aproveitar a força do presidente Lula para assumir um protagonismo que nunca exerceu. O próprio senador Humberto Costa admitiu diversos erros da legenda na relação, por vezes ou quase sempre, subserviente ao PSB.

Mas em Petrolina o PT mostra que não aprendeu a lição. Na maior cidade do Sertão o deputado federal Carlos Veras, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, e os deputados estaduais João Paulo e Doriel Barros foram fazer visitas a obras quase prontas, onde filmaram e posaram para fotos, mas a contribuição foi zero.

A própria senadora Tereza Leitão afirmou, durante a coletiva, que o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho é quem traz mais recursos para a cidade, “mas não são apenas eles”, afirmou. Só faltou dizer qual foi a contribuição do PT. Recém-chegada, ainda não pôde aportar recursos, mas de Humberto e Carlos Veras não se registrou nenhum real. O deputado estadual João Paulo se entusiasmou no discurso, que é bonito apenas enquanto discurso, mas se esqueceu de que Petrolina foge do discurso panfletário e prefere as ações efetivas. Ele, por exemplo, nunca levou nada pra lá. Petrolina está acostumada as ações e não é adepta a proselitismos ou discussões ideológicas que só interessam a políticos.

A própria liderança que exercem agora na Codevasf só vai resultar em ações se colocarem emendas por lá, o que acontece desde a época do ex-deputado Osvaldo Coelho. Sem isso a Codevasf não anda. E já experimentamos isso quando a direção foi do PT com João Bosco, Reginaldo Paes e até Isabel Cristina, que foi homenageada na fala e abandonada na prática quando esteve à frente do órgão e não recebeu ajuda dos companheiros.

Outro que se coloca e agora tem a chance de ouro é Lucas Ramos (PSB). Jovem, o deputado precisará de uma postura de entregar, de trazer o recurso e assim de se cacifar para os embates. Se cair no ‘canto da sereia’ antigo dos que só criticam e não promovem a entrega do trabalho efetivo, vai somente ficar na turma que reclama e pensa que a sociedade não mede as ações. Mede e enxerga tudo. É isso aí.

Descredenciados

Por todo o Interior o clima é de incerteza depois que cinco hospitais pediram descredenciamento do plano de saúde do governo do Estado – o Sassepe – por falta de pagamento do governo. Estão na lista o Hospital Memorial de Goiânia, Hospital São Francisco de Serra Talhada, Pronto Socorro São Francisco em Salgueiro, Hospital Memorial de Arcoverde e Hospital São Vicente (também de Serra Talhada). As unidades de saúde assinaram uma carta conjunta e, até o momento, o Estado não se pronunciou.

Cobrança 

O deputado federal Silvio Costa Filho quer informações das operadoras de Saúde quanto ao escalonado e sucessivo dos planos em Pernambuco e no Brasil. Silvinho diz não entender o porquê dos aumentos, que considera “exorbitantes”. O deputado acha que os custos são elevados e não se refletem na qualidade do atendimento.

Coluna da Folha: O PT e o discurso que precisa ser posto em prática

  1. Passagem do Joaseiro disse:

    Foram ver obras com o DNA de Bolsonaro. Quero ver daqui para frente obras com o DNA de Lula na região, coisa difícil de acontecer.

  2. Paulo disse:

    Ainda existem jumento que votam nesses corruptos

  3. Luiza souza disse:

    PT = PESSOAS LADRÕES E TRAFICANTES

  4. Será? disse:

    Engraçado. O clã político-familiar de Petrolina é “dona” da Codevasf lá se vão 04 ou mais décadas. Impossível, consideradas todas as nuances, positivas ou negativas, que não existam obras “apadrinhas” pelos membros do Clã. Creio até que, pelo volume de recursos orçamentários já liberados, as obras deveriam ser mais estruturadoras. Aí, com viés de estabelecer comparativo entre o clã e os demais políticos da região, fincar critério no volume de recursos emendados para a região, não é razoável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários