Coluna da Folha: O veterano está de volta

por Carlos Britto // 07 de junho de 2024 às 07:00

Foto: Reprodução

O ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) está apostado todas as suas fichas para voltar à prefeitura de Gravatá, no Agreste. Ele deixou o cargo de assessor especial da Casa Civil, no governo de Raquel Lyra, para atender às exigências da legislação eleitoral.

Com uma longa trajetória no PSDB, Joaquim Neto foi prefeito por três mandatos, o último deles de 2017 a 2020. Apesar de tentar a reeleição, foi derrotado por Joselito Gomes, atual prefeito.

Em 2022, Joaquim Neto concorreu a deputado estadual, mas ficou em segundo lugar em Gravatá, com 5.823 votos, perdendo para Waldemar Borges (PSB) – apoiado por Joselito.

Agora, enfrenta Joselito, que tem alta aprovação e lidera as pesquisas com 66% de intenção de voto e 83% de aprovação, indicando um cenário favorável para sua reeleição e uma possível quebra de um ciclo de alternância no poder em Gravatá. A aposta tem a benção da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Visando à majoritária

Pode ter sido uma surpresa para a governadora Raquel Lyra (PSDB) ao ter que exonerar a então secretária da Mulher, Mariana Melo. Não se esperava que Mariana surgisse como opção para a vice de Daniel Coelho (PSD), que deixou o cargo para disputar a Prefeitura do Recife, junto com Joaquim Neto (PSDB), que saiu da presidência do IPA para concorrer em Gravatá. O presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, admitiu essa possibilidade, ressaltando que Mariana é filiada ao partido e representa o TucanAfro de Pernambuco. Ele destacou os predicados da ex-secretária e mencionou que outros nomes de partidos aliados também podem ser apresentados, algo que será decidido no tempo certo pela governadora Raquel Lyra. É aguardar para ver.

Deu errado

O ex-deputado estadual Erick Lessa está no perrengue depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em decisão unânime, rejeitou sua Ação de Justificação de Desfiliação Partidária. Ele se filiou ao Republicanos, saindo do Partido Progressistas (PP). Tinha trocado de legenda para tentar disputar a Prefeitura de Caruaru, em ação combinada com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Com o revés, o que se diz agora é que tentará uma vice na chapa de Zé Queiroz (PDT).

Plano de governo

O pré-candidato Zé Elias Filho (PP) realizou uma live para apresentar seu plano de governo participativo em Calçado, no Agreste Meridional. Após a transmissão, ele disponibilizou um formulário online para que os cidadãos pudessem dar sugestões e opiniões para implementar em seu governo. E não é que a iniciativa parece ter agradado? Mais de 750 pessoas assistiram simultaneamente, gerando repercussão na cidade e entre seus apoiadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários