Em Paulista, Região Metropolitana do Recife, o prefeito Ives Ribeiro (MDB) começa esta semana com mais um ‘abacaxi’ para descascar. Agentes fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) acabam de embargar uma obra da prefeitura, bem nas margens do Rio Paratibe.
Os agentes que trabalharam em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da promotora coordenadora do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente), Belize Câmara, e da promotora da cidade de Paulista, Mirela Laupman, afirmaram que a prefeitura comete desmatamento e aterros na Área de Proteção Permanente (APP), sem liberação de licenças ambientais.
“Pelas irregularidades que os fiscais da CPRH encontraram aqui, vamos notificar novamente a Prefeitura de Paulista. O município deve receber três autos de infrações e multas: uma por intervir em área de APP, uma por aterro irregular e outra pelo descumprimento do embargo aplicado no ano passado. Essas obras estão sendo realizadas sem as licenças ambientais e tem um impacto negativo grande no meio ambiente”, afirmou o diretor de Fiscalização Ambiental da CPRH, Maviael Couto.
A gestão de Ives enfrenta a bronca agora, mas em 2022 a CPRH já havia embargado a obra e notificado a Prefeitura de Paulista.
Lei de Tombamento
A Câmara Municipal de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, realizará no próximo dia 19 de julho uma audiência pública para discutir a elaboração de uma lei municipal de tombamento de bens móveis e imóveis. A iniciativa conta com o apoio do presidente da Casa Legislativa, Manoel Enfermeiro (PT), e de vários outros vereadores. Para a audiência pública será convidada a prefeita Márcia Conrado, além do deputado federal Waldemar Oliveira do estadual Luciano Duque, proprietários de imóveis históricos e representantes da Fundaj, do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje), Fundarpe, CPDOC-Pajeú, CREA-PE, Iphan-PE, Instituto Histórico e Geográfico do Pernambuco, além de representantes de outras instituições.
Requalificação
A luta pela requalificação do Campus Salgueiro da UPE tem sido encabeçada na cidade pelo vereador Henrique Leal Sampaio. Ele anunciou que já tem em vista alguns projetos e articulações, com núcleos políticos, sociais e empresariais, a fim de trazer novos cursos para a Universidade e melhorias estruturais no campus, reforçando ligação junto ao ex-ministro da Educação, idealizador da UPE em Salgueiro e atual deputado Federal, Mendonça Filho.
Sem ideologia para crianças
O deputado federal Pastor Eurico (PL) parte para cima da discussão sobre a ideologia de gênero para menores. “Lamentavelmente nessa conjuntura do que eles defendem, eles tentam mexer com nossas crianças. Para completar, estamos nas últimas discussões. Agora, são as passeatas que estão acontecendo que querem provar para a humanidade que nós temos que respeitar as crianças trans“, disse. “É incentivo, fazem todo tipo de manobra para que as pessoas aceitem crianças já trans, e já defendem até a mudança de sexo de tal forma que existia projetos aqui que nós derrubamos, que a criança a partir dos 12 anos, se ela quiser mudar de sexo, e o pai e a mãe não aceitar, ele iria pra Justiça e a Justiça daria direito pra fazer pelo SUS a cirurgia”, completou.