Coluna da Folha: Os números de Petrolina que Simão Durando Filho precisa

por Carlos Britto // 14 de julho de 2022 às 07:00

Foto: Emerson Leite/divulgação arquivo

Na mesma semana em que completou os 100 primeiros dias como prefeito de Petrolina anunciando novas ações, o prefeito Simão Durando Filho (UB) tem mais um dado a comemorar. O maior município do Sertão de Pernambuco aparece à frente de cidades metropolitanas como Jaboatão dos Guararapes e até da capital Recife, além de Caruaru (Agreste).

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que avalia os 5.570 municípios brasileiros, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN). Esse ranking vem a confirmar números positivos anteriores obtidos por Petrolina em levantamentos semelhantes.

Sem dúvida é um ânimo a mais para o atual prefeito focar no seu trabalho. Até porque Simão deve ter uma tarefa mais árdua quando a Câmara Municipal retomar as sessões plenárias, a partir do próximo dia 2 de agosto.

O motivo? A bancada de oposição, que praticamente dobrou com a chegada de três ex-aliados do grupo político de Miguel Coelho (UB). Apesar de ter ainda uma ampla maioria na Casa Plínio Amorim, o atual prefeito deverá enfrentar um barulho mais estridente vindo dos adversários.

Portanto, um número favorável como o do índice das cidades serve para manter Simão no foco. Somado a isso, ele frequentemente alardeia que conta com a “força política” do seu grupo, liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), para garantir as conquistas para Petrolina. FBC, inclusive, disse no início da semana estar convicto de que Simão “dará certo” à frente do Executivo Municipal. É disso, aliás, que dependerá um projeto de reeleição, em 2024, do atual prefeito. Simão só precisa fazer a parte dele.

Vai ter candidato

Em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, o PCdoB se organiza para lançar o ex-secretário de Agricultura, Regivando Siqueira, como pré-candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo os integrantes do partido, as alianças estão sendo firmadas para que o anúncio seja oficializado.

Não bota fé

Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, um convênio de R$ 9 milhões para obras de pavimentação, assinado entre a gestão municipal e o Governo do Estado em abril, não vai sair do papel, segundo o vereador Vandinho da Saúde. Ele usou a tribuna da Câmara ontem (13) para criticar a condução do secretário de Obras, Cristiano Menezes. Mais um pepino para a prefeita Márcia Conrado (PT) resolver.

“Perdeu o rumo”

Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar que, no mês de maio, Pernambuco obteve o pior desempenho do Brasil no setor de serviços, o deputado Romero Albuquerque (PP) voltou a criticar a falta de resultados das ações previstas pelo Plano Retomada. Para ele, o governador Paulo Câmara (PSB) perdeu o rumo da recuperação econômica e conduz o estado como o “capitão da Nau dos Insensatos”.

Nova direção

A Secretaria da Mulher de Araripina, Sertão do Araripe, tem uma nova direção. Trata-se da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal, Maria Augusta Modesto. Ela foi empossada pelo prefeito Raimundo Pimentel (PL), que depositou todas as fichas na aliada. “A partir de agora, Maria terá a missão de promover políticas públicas para as mulheres e enfrentar o preconceito e as desigualdades”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários