Em Chã Grande, Mata Sul de Pernambuco, a Câmara de Vereadores do município começou a semana promovendo uma audiência pública. Os vereadores queriam debater o projeto do município ao Finisa, uma vez que a prefeitura quer contrair o financiamento para aplicar os recursos em obras públicas. A discussão foi tensa.
O próprio prefeito, Diogo Alexandre (Avante), que pede autorização do poder legislativo para o empréstimo, foi pessoalmente participar da audiência pública e defender a necessidade dos recursos para que a cidade avance em obras.
O presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz, Ademir Batista, o ‘Demir’ (Avante), é uma das vozes mais fortes de oposição ao projeto. Ele diz que a matéria enviado à Câmara não indica onde o recurso será aplicado e também não inclui estudo sobre os impactos nas finanças do município.
O município quer contrair R$ 30 milhões, e o prefeito Diogo Alexandre acredita que pode fazer a diferença em pavimentações e obras estruturadoras para o município.
Nas últimas eleições, o gestor colocou o seu apoio à candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade), e ao vice, Sebastião Oliveira (Avante).
Expediente alterado
A prefeita de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Márcia Conrado (PT), assinou um decreto municipal alterando o horário de expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol na Copa do Mundo 2023, na primeira fase da competição. Durante os dias 24 e 29 de julho, e 2 de agosto, o expediente nas repartições será adaptado de acordo com as partidas. Segundo a prefeitura, a medida é uma das ações que reforçam o compromisso da gestão com a política de igualdade de gênero.
Otimista
A senadora Teresa Leitão (PT) mostrou-se otimista sobre o ramal pernambucano da Transnordestina. “Ao se tratar de Pernambuco, mesmo atuando republicanamente, o coração do presidente Lula bate mais forte. Iremos todas juntas, todos juntos, levar esse pleito adiante e seremos vitoriosos”, falou a senadora, durante um evento na Fiepe nesta semana. A bancada federal de Pernambuco no Congresso Nacional está unida em torno da proposta de trazer a construção de um ramal da ferrovia entre o município sertanejo de Salgueiro e o Porto de Suape.
Prestou contas
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), reuniu secretários, gerentes, coordenadores e demais servidores públicos para um alinhamento de gestão, ao mesmo tempo em que aproveitou o momento para fazer uma prestação de contas do período de 1 ano e 3 meses de gestão. Na ocasião, ele destacou as principais ações nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Serviços Públicos e Sustentabilidade, dentre outras.
Anunciou
Durante o balanço feito para sua equipe de gestão, Rodrigo Pinheiro anunciou mais investimentos no município. Segundo o gestor, até o final de 2024, mais de R$ 100 milhões serão investidos em obras na cidade. Ele também apresentou o projeto da construção da ponte que ligará o bairro das Rendeiras até o bairro Deputado José Antônio Liberato. A obra deve iniciar ainda este ano.
Gastar é bom.