Coluna da Folha: Posicionamento de Wolney surpreende o pai e provoca rusga entre os Queiroz

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2021 às 07:03

Foto: PDT/arquivo

Ainda rende em Caruaru (PE), no Agreste, e até na casa do deputado federal Wolney Queiroz, líder do PDT na Câmara, sua orientação à bancada para votar a favor da PEC dos Precatórios, aprovada com a pequena margem de quatro votos na última quarta-feira (3).

A aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados foi alvo de repúdio até mesmo do pai de Wolney, deputado estadual José Queiroz (PDT), em pronunciamento na última sessão da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Visivelmente contrariado, um abatido Zé Queiroz discursou:

Fiquei contrariado, confesso, porque esta não é a posição do deputado Wolney Queiroz. Ele tem sido protagonista, comandante na Câmara Federal como líder do PDT das grandes votações em favor do povo e contra os desmandos do presidente da República. A minha esperança é que o deputado Wolney Queiroz volte ao protagonismo que ele deseja na próxima semana com a revisão da votação dessa parte do PDT para derrotar essa PEC“.

A PEC dos Precatórios foi a saída encontrada pelo governo Bolsonaro para garantir a viabilização do Auxílio Brasil, cujo benefício será de R$ 400. É o programa de transferência de renda para substituir o Bolsa Família. Depois da decisão, até Ciro Gomes, estrela maior do PDT, anunciou que estava suspendendo a candidatura. Em Caruaru a oposição à família Queiroz ainda comemora o “desgaste familiar”.

Chegou o recurso

A cidade de Vertentes, Mata Norte, comemora os R$ 500 mil para o custeio da saúde do município, que acabam de chegar. O recurso chegou através do deputado federal Fernando Filho (DEM), em ação na Codevasf. Os aliados do deputado na cidade são a deputada Alessandra Vieira (PSDB) e o ex-prefeito Edson Vieira (PSDB).

A travessia

O deputado federal Túlio Gadêlha não superou os últimos revezes em seu partido. Ele foi eleito pelo PDT alcançando 75.642 votos na eleição de 2018, mas depois de ser rifado na disputa pela Prefeitura do Recife e ser ignorado pelo presidente estadual, Wolney Queiroz, na votação da PEC, já admite mudar de partido e disputar a reeleição pelo PT. Ele já teria acertado a travessia com o ex-presidente Lula.

Candidatura na rua

Cada vez mais afinados, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), foram procurar saber quais os maiores desafios da Mata Norte na ação que estão chamando Movimento ‘Levanta Pernambuco’. A iniciativa, do PSDB-PL-PSC e Cidadania, está promovendo debates com a população por todo o Estado. Em Vicência, a falta d’água chega a deixar a comunidade até um mês com as torneiras vazias. Foi esse o maior problema apontado pela comunidade.

“Tudo caladinho”

O vice-prefeito de Araripina, Evilásio Mateus (DEM), foi para a ofensiva. Ele disse que a oposição ao prefeito Raimundo Pimentel (PSL) vive só de discurso. Segundo Mateus, essas pessoas que estão criticando o município com relação ao atendimento da população na Operação Carro Pipa são aliadas do governo do Estado e ficam caladinhas. “Se esqueceram que há bastante tempo o governo não disponibiliza os pipas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) pra gente. Tudo caladinho”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários