Coluna da Folha: Prefeito de Arcoverde exonera cunhada do cargo de secretária de Saúde

por Carlos Britto // 15 de fevereiro de 2023 às 07:00

Foto: reprodução

Em Arcoverde (Sertão do Moxotó), a caneta do prefeito Wellington Maciel (MDB) está funcionando com força. Ele exonerou sua cunhada, a secretária municipal de Saúde, Socorro Vidal, irmã da primeira-dama, Rejane Maciel.

A cunhada do prefeito vinha enfrentando desgastes que se iniciaram com o corte na insalubridade de servidores da Saúde, que não param de protestar. A vereadora Célia Galindo (PSB) denunciou a contratação de uma empresa por dispensa de licitação, por mais de R$ 82 mil.

Para piorar, ainda houve o caso de um veículo da secretaria que se envolveu em um acidente, resultou em um óbito na BR-232. Ele exonerou mais dois auxiliares, depois de tomar a decisão em relação à cunhada.

Ontem o prefeito ainda aumentou a lista dos exonerados com a demissão de Wellington Araújo, da Assessoria Especial de Gabinete, e Paulo César Galindo, o ‘Paulinho’, da Articulação Política e Desenvolvimento Institucional.

Os dois eram os responsáveis pela imagem e relação institucional junto ao prefeito, mas sem resultados práticos de repercussão positiva com a comunidade.

Enquanto isso Celia Galdino continua atirando, e agora mirou no que chamou de “escândalos na Educação e na Saúde, que podem derrubar o governo Wellington Maciel, com contratos milionários que merecem ser investigados”, afirmou. O cenário deve esquentar mais ainda.

A luta

Mais uma vez a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular vira alvo de disputa entre a esquerda e a bancada evangélica. A deputada estadual Dani Portela (PSOL) quer mesmo ser a nova presidente do colegiado no biênio 2023-2025. A parlamentar já entrou duro e fez críticas à bancada evangélica, que considera uma “bancada fundamentalista”. “Historicamente, na última década, a bancada fundamentalista religiosa, eu não chamo de bancada evangélica. Eu fui missionária, eu venho de uma família evangélica. Quando eu chamo de fundamentalista religiosa, é porque traz essas questões para o canto ideológico. A disputa do que a gente chama de direitos humanos não pode ser por esse viés“, afirmou. Dani Portela afirmou que já conta com o apoio público de 72 organizações e movimentos da sociedade civil.

Vai ter candidato

Em Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), representantes do Partido dos Trabalhadores já antecipam o pleito eleitoral e afirmam que a legenda terá candidato a prefeito nas próximas eleições. A afirmação foi feita pelos vereadores Valter Firmino (PT), Hrubesch Jericó (PT), além de Binha do Mercado (PSB), em entrevista a uma emissora de rádio local. “O PT é um partido plural, 2024 terá um candidato a prefeito, a gente vai conversar dentro do partido quem será o filiado ou filiada que vai colocar o nome, conversar com outros partidos aliados, outras lideranças, pra gente formar um entendimento. Mas não tenha dúvida, é um desejo da estadual, desejo do presidente Lula, a gente fazer prefeitos nas prefeituras por esse Brasil afora, e em Santa Maria não será diferente”, cravaram.

As estradas

O deputado estadual Franz Hacker (PSB) foi conversar com o secretário de Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), Evandro Avelar. O parlamentar foi pedir a melhoria em 10 estradas da Mata Sul de Pernambuco. O secretário anotou os pedidos e prometeu ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários