Coluna da Folha: Prefeito de Paudalho entre a coordenação de campanha e explicações ao TCE

por Carlos Britto // 18 de abril de 2022 às 07:00

Foto: Prefeitura de Paudalho/reprodução

O prefeito Marcelo Gouveia (PSD), de Paudalho, na Zona da Mata Norte, vai ter que equilibrar a coordenação de campanha da pré-candidata Marília Arraes.

Marcelo foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em RS 26 mil por omitir informações relacionadas ao Plano de Ação para a correta destinação de resíduos sólidos do município, contrariando o previsto no Acórdão TC nº 1.141, de 2019, que determinou o prazo de 90 dias para que a Prefeitura apresentasse o plano.

A auditoria feita no plano de ação não deixou passar nada. Considerou o documento como frágil, sem apresentar datas para a eliminação do lixão da cidade, que até hoje opera sem qualquer adequação de higiene e proteção, gerando impactos e degradação ambiental, poluindo o solo, o ar e os recursos hídricos da região.

Ainda de acordo com a equipe de auditoria, não havia indicação dos responsáveis pelo cumprimento de metas, prazos atribuídos de maneira aleatória, com ausência de justificativa ou indicadores para o monitoramento do desempenho de cada atividade.

Após os 90 dias foi lavrado o auto de infração, e até a homologação do ato o gestor não regularizou a situação, mas ainda pode recorrer do processo.

A multa e o auto de infração do TCE chegam três meses após o gestor ter sido o agente político investigado pela Polícia Civil de Pernambuco na operação de repressão qualificada ‘Sujeito Oculto’, que atuou para descobrir se o sócio administrador de uma empresa seria “laranja” de Marcelo, além de fraudes em licitações. As acusações foram negadas pelo prefeito.

Ilegal

A greve dos professores em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, continua rendendo novos capítulos. Dessa vez, foi o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que declarou ilegal a greve, que começou no último dia 12 de abril. De acordo com a ordem judicial, o sindicato deve suspender a paralisação imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00. A justificativa é de que a paralisação das aulas municipais, após dois anos de aulas online, aumenta as desigualdades sociais da rede pública e da rede privada de ensino.

Comemoração

Na próxima quarta-feira (20), o município de Pesqueira, Agreste Central, irá completar 142 anos de emancipação política e a prefeitura já divulgou a programação, que começa amanhã com shows artísticos. No dia 20, a comemoração conta com hasteamento da bandeira, na Praça da Rosa, missa em Ação de Graças e o corte do tradicional bolo de 142 kg, além de shows musicais.

História sem fim

Mais um município passa por problemas por conta do reajuste do salário dos professores. Em Gameleira, na Mata Sul, os profissionais estão planejando iniciar uma greve hoje. Isso porque o prefeito, Dr. Leandro (PL), não realizou nenhuma ação relacionada ao aumento. Os professores cobram posicionamento imediato do gestor, que, segundo fontes, estaria alegando dificuldade e responsabilizando gestores anteriores para não pagar o reajuste.

Legaliza o quê?

Outdoors distribuídos pelo vereador do Recife, Ivan Moraes (PSOL), foram criticados pelo pré-candidato a deputado federal Ivan Guedes (PL). A mídia, contendo o texto “Legaliza! Remédio, trabalho e renda para quem precisa”, seria, de acordo com Guedes, apologia às drogas em plena Semana Santa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários