O prefeito de Salgueiro (PE), Marcones Sá (PSB), fez um discurso surpreendente. Ele criticou duramente o sistema que destina emendas parlamentares aos municípios.
A declaração foi feita durante participação do gestor na 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na Escola Professor Manuel Leite em sua cidade.
O prefeito se disse envergonhado com o instituto das emendas parlamentares.
“Eu tenho vergonha de emenda parlamentar. Viu vereador? É uma prática que a gente vai atrás, mas essa prática é uma prática do coronelismo mais antigo, ultrapassado, que tem na Constituição Brasileira, no regime administrativo brasileiro”, afirmou.
Para justificar o seu descontentamento, o prefeito sustentou que falta igualdade na hora de contemplar os cidadãos.
“Você tem um município que tem agregado senador, deputado. Aí vai receber as emendas. Os outros que não têm vão ficar excluídos. E ainda vem a negociata, como se tivesse comprando os cidadãos com aqueles recursos”, acrescentou.
O blogueiro Alvinho Patriota disse que a fala do prefeito foi direcionada ao vereador Flavinho Barros, que usou a palavra antes do prefeito, e defendeu a importância para que se busque emendas para investimentos na Assistência Social.
Marcones acredita que políticas públicas, principalmente da Assistência Social, devem ser financiadas através de repasses fundo a fundo.
Google nas cidades
O deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) quer implementar laboratórios da Google for Education em escolas municipais de cidades da sua base política. O deputado esteve no Porto Digital para viabilizar a iniciativa. As salas da Google for Education são equipadas com uma plataforma que promove uma série de atividades que realizam uma aprendizagem dinâmica e tecnológica. Mas bem que o deputado poderia esquecer essa de “cidades aliadas” e abrir para quem precisa, votando nele ou não.
Canal sem filas
Em Vitória (PE), o prefeito Paulo Roberto lançou a campanha ‘Zero Filas’, que pretende acabar com a espera pelo tratamento odontológico conhecido como canal. Mais de 380 pacientes esperam desde 2017. As pessoas que estavam na fila ou em tratamento estão sendo chamadas para atendimentos que devem ser finalizados nos próximos 30 dias.
A BR do polo
Representante do Polo de Confecções do Agreste na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) comemorou a abertura de licitação para recuperação da PE-145. A primeira etapa, que compreende 43 quilômetros, fica entre o trecho do entroncamento da BR-104, em Caruaru, seguindo até Brejo da Madre de Deus. Em paralelo à recuperação dessa etapa, o trecho que vai até Jataúba está em fase de conclusão do projeto executivo e terá 23,60 quilômetros de extensão.
A lista da internet
A relação dos pacientes que aguardam por uma consulta com especialista, exames ou uma cirurgia pelo SUS em Petrolina deverá ser disponibilizada na internet. É o que prevê o Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Gilmar Santos (PT). A proposta prevê que a lista atualizada de pacientes em fila de espera e que aguardam atendimento na rede pública municipal de Saúde ou em instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverá ser disponibilizada em um sistema online, no site oficial da prefeitura e também nas Unidades da Saúde.
Sem nenhuma criatividade política, substituída por armações e negociatas, ninguém aguenta mais a classe política brasileira, sustentada pelos cofres públicos e pelas mais variadas formas de corrupção.