Coluna da Folha: Prefeito de Xexéu aposta na renovação em Pernambuco

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2021 às 07:00

Município de pouco mais de 20 mil habitantes, localizado na Mata Sul de Pernambuco, Xexéu começa a viver um novo momento político-administrativo, segundo afirmação do prefeito Thiago de Miel (PSC). É a primeira vez que ele comanda o município, o que não significa que seja inexperiente. Além de uma família com história reconhecida em Xexéu, Thiago foi vereador por três mandatos e também presidiu a Câmara Municipal.

Thiago diz que tem enfrentados desafios bem complicados e, limpar o nome do município – “um desmando da administração anterior”, tem sido o desafio primeiro.

A folha de dezembro dos servidores estava sem ser paga. Havia débitos com o INSS e falta de repasse dos servidores consignados. Nos primeiros seis meses já conseguimos quitar todos os débitos, além de conseguir limpar praticamente todo o CAUC”, disse ele.

O prefeito diz que vem conseguindo implementar ações como pavimentação de algumas ruas, saneamento, iluminação pública, construção de duas escolas (uma de 12 salas e outra de seis, com recursos de precatórios e do Fundeb, que havia em caixa), aulas híbridas seguindo todos as orientações de segurança contra a Covid-19, convênio federal para recapeamento asfáltico do Centro da cidade e até mesmo um aumento salarial dos conselheiros tutelares dentro do padrão nacional, mesmo as prefeituras sendo recomendadas a não conceder reajustes durante a pandemia.

Thiago diz que a prioridade em Xexéu é a geração de empregos e implantação de uma Central de Abastecimento (Ceasa), como forma de variar a atividade canavieira da sua região, que vem sendo extinta com o passar do tempo. “A Mata Sul hoje é uma região esquecida pelo Estado”, lamentou.

Sobre o cenário político, aliás, o prefeito fez questão de destacar o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), como um dos nomes fortes para a disputa de 2022, ao lado do prefeito Anderson Ferreira (PL) e de Raquel Lyra (PSDB).

Acreditamos numa grande mudança que o povo pernambucano fará no Estado, e desses três nomes sairá o novo governador”.

Humberto vai

O ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco, Humberto Mendes (PSB), já admite que pode entrar na disputa para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele foi presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (Conrio) por dois anos seguidos.

Foi feio

O pessoal ligado à secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, começou a espalhar que sua aceitação poderia lhe render a indicação como candidata a governadora pela Frente Popular. Só se esqueceram de explicar por que a secretária não avisou aos seguranças que a estrada, que não está pronta entre Dormentes e Afrânio, e mesmo assim foi inaugurada, tinha pontes inacabadas. Teria evitado um acidente grave, onde até o carro deu perda total. Sem falar no caminhão da Compesa, que atolou tentando extravasar um esgoto em plena escola onde o governador Paulo Câmara estava sendo recebido em Petrolina.

Olha o golpe

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), descobriu que estava sendo vítima de um golpe virtual após uma pessoa ir até sua residência atender um suposto chamado. Ao ouvir a versão passada, o gestor percebeu que alguém estava se passando por ele, com o número (87) 9 9972-2041, nas redes sociais, pedido dinheiro emprestado, PIX, e até marcado conversas, para tentar ganhar confiança e extorquir as vítimas. Sandrinho prestou queixa na Delegacia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários