Coluna da Folha: Prefeito em céu de brigadeiro e oposição espalhada no cenário eleitoral de Petrolina

por Carlos Britto // 23 de maio de 2023 às 07:03

Foto: Erlan Alexandre/PMP/Divulgação arquivo

Em Petrolina, no Sertão do Estado, a incógnita em torno do ano eleitoral que se aproxima ainda permanece. Do lado do grupo político de Fernando Bezerra (MDB), Miguel Coelho (UB), Fernando Filho (UB) e Antonio Coelho (UB), o prefeito Simão Durando (UB) continua voando em céu de brigadeiro, graças a obras estruturadoras e outras menores por toda a cidade.

Com uma administração aprovada pela maioria dos petrolinenses, Simão vai caminhando até agora sem nenhum adversário. Bem diferente da eleição passada, que tinha na corrida municipal o advogado Júlio Lossio Filho, o ex-deputado Odacy Amorim, o ex-vereador Gabriel Menezes, Dr. Marcos Ortopedista e Deomiro Santos.

Agora, o cenário é outro. Gonzaga Patriota, que poderia entrar na disputa de 2024, já não é mais deputado, nem Odacy e sua esposa, Dulci Amorim.

Já o ex-prefeito Julio Lossio, que por duas vezes esteve à frente da cidade e é sempre lembrado nesses momentos, está cada vez mais voltado à iniciativa privada, colocando, inclusive, hospitais e clínicas em Juazeiro (BA). Portanto, Lossio não acena para nenhuma movimentação política.

Por sua vez, nos bastidores políticos de Petrolina os comentários são de que o deputado federal Lucas Ramos (PSB) pode, sim, ser o nome da oposição para brigar pela prefeitura em 2024, bem como o assessor especial do Governo Raquel Lyra, Guilherme Coelho (PSDB). Guilherme, até onde se sabe, pode ser escalado ou indicar um filho para a tarefa. No entanto, ele deve certamente ouvir a orientação de Raquel, que deverá ter um nome para a disputa pela prefeitura da maior cidade do Sertão, já que até o momento ela não dá demonstração nenhuma de que caminhará com o grupo de Miguel. Mas, na oposição, tudo caminha no campo da suposição. É aguardar.

Fortalecendo bases

Em encontro realizado no último final de semana, o PSB reforçou as prioridades da legenda para a construção de um planejamento estratégico com vistas às eleições de 2024. “Nós encerramos um ciclo de governo, mas não a vida partidária. Pelo contrário, ela cresce e se fortalece. E nosso primeiro grande ativo é nosso partido, nossa militância, nossa base presente em todos os municípios de Pernambuco”, destacou o líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes.

Teve críticas

Mas no encontro do PSB também sobraram críticas à gestão Raquel Lyra. O coordenador da Fundação João Mangabeira em Pernambuco, deputado Pedro Campos, ressaltou a nitidez do posicionamento do PSB no novo cenário estadual. “Quando o atual governo não paga o 13º do Bolsa Família e não fala nada sobre reeditar o Programa de Aquisição de Alimentos estadual, mesmo com toda a disposição que o Governo Lula tem com nosso Estado, isso nos coloca na oposição. Temos raízes muito identificadas. Sabemos quem a gente defende”, disse.

Mais avanços

Em Araripina, no Sertão do Araripe, a gestão municipal, junto com o governo do Estado, concluiu o balizamento noturno no Aeroporto Comandante Mairson Rodrigues Bezerra. Essa é uma conquista que durou 21 anos para acontecer, e a iniciativa é essencial para garantir a segurança. Para o prefeito Raimundo Pimentel, a introdução dos voos noturnos representa um marco significativo para Araripina, com avanços para a saúde, negócios, turismo e desenvolvimento econômico na região.

Coluna da Folha: Prefeito em céu de brigadeiro e oposição espalhada no cenário eleitoral de Petrolina

  1. angela disse:

    vai pensando que o ceu é de brigadeiro, qualquer um que entrar vai ganhar desse sem sal… esperem kkkk

  2. Pé no saco disse:

    Ele no céu de brigadeiro!Um perigo,a qualquer momento pode ser abatido se não tiver um bom paraqueda já era.

  3. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Deixem o Simão trabalhar, ele está muito bem, principalmente apoiado por quem o colocou ali, um grupo político forte e compromissado com Petrolina e Região, o resto é o resto. Falar em Programa de Aquisição de Alimentos é falar de mais uma maneira de desviar dinheiro do Povo, há que se fazer programas que incentivem o Povo a trabalhar e não incentivarem o povo a encontrar um jeitinho de ganhar dinheiro malandramente.

  4. Alguem disse:

    Raquel botou Miguelinho no esquecimento kkkk ou ele achou que a governadora iria ajudar um rival político? Petrolina mais uma vez sem um bom representane na capital.

  5. elisson disse:

    grupo coelho novamente!

  6. Maguim disse:

    No céu de brigadeiro estamos nós aqui no Bairro Bela vista, 07 anos e nenhuma pá de terra chegou até aqui!
    Viva a força política!
    Viva o céu de brigadeiro, de beijinho, de cajuzinho de todos os doces…

    Uma vergonha!

  7. Dúvida disse:

    Com uma passagem de ônibus a 5,00 e com falta de oportunidades para a população é muito difícil.

  8. Sem carisma disse:

    É o tipo de político que não tem carisma, faz uma força danada pra parece simpático e com carisma, mas não convence muito não.

  9. Falta muito disse:

    O transporte prometido era de qualidade e com preço baixo………. realidade: passagem a 5,00 e falta de ônibus, pois se espera mais de hora num ponto pra paga passagem cara e andar em transporte lotado.

  10. Marcos Macedo disse:

    Nossos políticos realmente trabalham.

  11. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    O céu de brigadeiro:
    1) A propaganda nos programas de rádios pela manhã enaltecendo o Simão é massacrante.
    2) Obras com dinheiro federal, na propaganda dos puxa-sacos é dinheiro municipal.
    3) Os Coelhos não estão interessados em cargo municipal, senão Simãozinho estaria engessado. É assim que funciona a máquina Coelho.
    4) A grande maioria dos que mais necessitam, são analfabetos políticos. Ouvindo propaganda política em programas populares de rádio, não tem como não acreditar. A coisa é cruel.

  12. josafá Amorim disse:

    O problema não é só Simão. é o secretariado sem voto a maioria pessoas de fora de Petrolina (exceto Pedro Brandão quem tem serviço, voto e é conhecido no interior.)
    O problema é os possíveis Vice cogitados sem voto também e pouco conhecidos: EMICIO, GILBERTO MELO, GIOVANE, TOLENTINO…
    O problema é que estão confiante, caindo no golpe da oposição que vai se levantar aos 45 min do segundo tempo, para o governo não ter chances de derrubar.
    REFRITA NA OPOSIÇÃO:
    GUILHERME COELHO = RAQUEL LYRA
    ODACY AMORIM = GOVERNO FEDERAL LULA
    LUCAS RAMOS = PSB/TCE/BANCO DO NORDESTE/SUDENE
    GONZAGA PATRIOTA= NÃO QUER FICAR SEM MANDATO, SE CAIR NUMA VICE DE QUALQUER CHAPA AGREGA PARA VITORIA.
    JULIO LOSSIO= MARILIA (MUITO BEM VOTADA AQUI). MINISTRO DE LULA ALIADO, OPOSOÇÃO A MIGUEL E RAQUEL
    O CANDIDATO DO PL= BOLSONARO, CONSERVADORES E EVANGELICOS.

    SERÁ QUE SIMÃO RESISTE? SERÁ QUE VÃO ENTREGAR? SERÁ QUE VÃO FAZER A BESTEIRA DE COLOCAR VICE SEM VOTO? …

  13. jeziel Mota disse:

    Uma boa pessoa, mas infelizmente não ganha nem para vereador

  14. Zé Queiroz disse:

    Simão só tem chance se escolher um bom vice. nome que agregue a o seu. pois ele não ta bem na fita

  15. castilho rosendo disse:

    A Terceira maior cidade do estado, Simão tá perdido. a governadora, o presidente da republica, 2 deputado federais, todos de olho em Petrolina.todo mundo tem interesse na terceira com mais eleitores. a oposição tá fingindo ser enfraquecida, otima tática.

  16. HUMBETO MENDES disse:

    O blog até tentou, mas a realidade das ruas,dos onibus, das radio, é só reclamações. o prefeito é chefe e tem a maquina, mas oposição é mais forte do que ele. Simão tem que escolher um bom vice, ou faz aliança com algum da oposição: GUILHERME, irmã de guilherme ou filho dele, GONZAGA OU ODACY. ou só resta 3 nomes bom na situação: AERO CRUZ, RUY WANDERLEY E MANOEL DA ACOSAP

  17. PAULINHO FILHO disse:

    Ruy é uma boa pois tem a confiança do grupo, tem bom relacionamento na câmara e tem muitos votos da ala bolsonarista/conservadores.
    Aero e é leal ao grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários