Coluna da Folha: Professores de Afrânio cobram pagamento do abono do Fundeb

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2021 às 07:00

Foto: Whatsapp do Blog

Os professores da rede municipal de educação de Afrânio, no Sertão do São Francisco, estão insatisfeitos com o que chamam de “desvalorização dos profissionais” por parte da gestão do prefeito Rafael Cavalcanti (PSB). A categoria alega que o pagamento do abono do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) 2021 não foi feito.

Os trabalhadores realizaram esta semana um protesto no município pedindo esclarecimentos da prefeitura sobre a falta do pagamento. Uma professora, que preferiu não ter o nome revelado, disse que os profissionais acompanham as planilhas financeiras da pasta de educação e os valores são contraditórios.

A categoria foi às ruas para reivindicar uma resposta do prefeito Rafael em relação do Fundeb, porque nós acompanhamos as planilhas de tudo que entrou na educação de Afrânio e os valores não batem”, disse.

Por meio de nota, a prefeitura de Afrânio justificou que um projeto de lei para fins de autorização da criação do abono foi aprovado na Câmara Municipal, mas que o rateio depende de haver algum resíduo para atingir 70% dos recursos disponíveis na conta municipal do Fundeb, relativos ao exercício de 2021. A gestão ainda acrescentou que os cálculos estão sendo finalizados, e a última parcela do Fundeb 2021 somente entrará no próximo dia 30 de dezembro.

Muitos seguidores

O Avante, partido do deputado federal Sebastião Oliveira, se prepara para a disputa eleitoral pela Presidência da República com o deputado federal André Janones, que já é considerado um ‘fenômeno’ por empatar com João Dória (PSDB) na última pesquisa Ipec. Os números de Janones nas redes sociais impressionam. São 8 milhões de seguidores no Facebook, 2 milhões no Instagram e 1,4 milhões no YouTube. Sua eleição em 2018 ocorreu após ele ganhar grande popularidade na internet por seus vídeos na greve dos caminhoneiros em apoio aos bloqueios de rodovias.

De saída

O vereador Ronaldo Silva, de Petrolina, no Sertão do São Francisco, anunciou que deixará a liderança da bancada governista na Câmara Municipal. O motivo? Ronaldo justificou que precisa de mais tempo para se dedicar à campanha do seu aliado de primeira hora, Guilherme Coelho (PSDB), a deputado federal em 2022. Ele assegurou, no entanto, que continuará junto com seus colegas em defesa da gestão de Miguel Coelho (DEM).

Investimentos

A Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, assinou ordem de serviço no valor de R$ 1.486.569,63 para continuidade nas obras de construção da Policlínica Médica Municipal. Diversas especialidades médicas de média complexidade serão oferecidas à população, além de Laboratório Municipal para realização de exames e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Críticas

A deputada estadual Laura Gomes (PSB) criticou, mais uma vez, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) durante entrevista a uma emissora de rádio local. De acordo com a socialista, o segundo governo de Raquel vem sendo marcado pela ausência dela da cidade. “Raquel foi bem avaliada no primeiro mandato e conseguiu a reeleição. Mas esse segundo mandato vem sendo marcado pela ausência dela da cidade. Só vive viajando, cuidando da pré-candidatura ao governo, e a cidade precisando de muita coisa”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.