A queda de braço para quem vai realizar a próxima edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2024 ganhou um novo capítulo. O prefeito do município, Sivaldo Albino (PSB), assinou portaria que institui a Comissão Especial e o Grupo de Trabalho Interdisciplinar Municipal para a 32ª edição do Festival.
A portaria criou o grupo que vai gerir os projetos, o planejamento e os diversos programas do evento, determinando a importância da articulação de cada ente da administração municipal envolvido na festa.
Sivaldo puxa a responsabilidade do evento amparado em toda a polêmica deste ano, com direito à exoneração do secretário de Cultura, cachês cobrados e até vaias quando o nome da governadora Raquel Lyra foi citado.
A presidência da Comissão Especial que está sendo criada ficará sob a responsabilidade da secretária municipal de Cultura, Sandra Albino, e a coordenação será realizada pela Secretaria de Gestão e Articulação Política, liderada pelo ex-prefeito Silvino Duarte. “Este é um momento para marcar que estamos focados na decisão que foi tomada em relação ao FIG. Cada um terá um papel fundamental, pois esta é uma ação de governo, que requer a participação de todos e de todas que fazem parte da gestão. Esta é uma decisão que leva em consideração sobretudo a vontade da população garanhuense, que pleiteava o gerenciamento deste evento pelo município”, afirmou o prefeito.
O certo é que o festival é reconhecido como evento de sucesso, e a guerra política pode prejudicar o futuro do evento, que não é barato. A oposição já criticou, chamando de “capricho do prefeito em tomar conta de um evento que o município não terá condição de bancar”. O futuro vai dizer.
Pode ter fim
A paralisação dos motoristas do transporte escolar de Salgueiro (PE), no Sertão Central, que tem prejudicado os profissionais da Educação e, principalmente os alunos, pode estar no fim. O secretário de Educação do município, Marcelo Sá, teria garantido o pagamento para hoje, e o transporte escolar pode voltar à normalidade. A remuneração do transporte escolar está atrasada a quatro meses.
Candidatíssimo
O Partido Liberal (PL) está apostando alto nas próximas eleições. Em Limoeiro (Agreste), a legenda aposta as fichas no empresário Orlando Duarte como pré-candidato a prefeito. A ficha foi abonada pelo presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, e pelo ex-ministro Gilson Machado. “Venho recebendo incentivos de amigos e o projeto da candidatura a prefeito está em discussão para mudar Limoeiro. Minha vida toda é empresarial, e acredito que com a minha experiência e pelas ações sociais que nosso grupo promove na região, posso contribuir com o município. Comungo com os ideais do PL e acho que temos de ter uma linha ideológica. Por isso escolhi esse partido para assinar a minha primeira ficha de filiação”, afirmou Orlando Duarte.
Polo empresarial
Em Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, o prefeito Vilmar Cappellaro (MDB) apresentou ao Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o projeto do Polo Empresarial, com a inclusão dos assentamentos na comercialização de produtos no polo. O encontro contou com a presença do deputado federal Carlos Veras e do chefe de Gabinete, Valman Rivas. Cappellaro explicou que a fundamentação do projeto apresentado ao ministro do MDA é focada na captação de recursos junto ao órgão federal para beneficiar as famílias assentadas no município.