Coluna da Folha: Raquel Lyra tenta fortalecer diálogo entre PT e PSDB pensando no futuro

por Carlos Britto // 15 de fevereiro de 2024 às 07:00

Foto: divulgação

Finalmente o ano começou. Na política se diz que o ano começa depois do carnaval e o avanço do prefeito João Campos no carnaval, que nevou e tudo, acendeu a luz no mundo da governadora. Raquel Lyra, expoente do PSDB, recentemente abordou em entrevista ao Jornal O Globo um ponto crucial dentro do partido: sua relação com o governo federal.

A governadora defendeu a necessidade de uma postura independente ao invés da total oposição, visando reencontrar a história e estabelecer uma estratégia clara para o desenvolvimento do país e do partido. Enfatizou a importância de políticas públicas para gerar empregos, renda e melhorias na saúde pública, propondo um amplo debate nacional.

A correlação de forças políticas mudou, e o partido, que diminuiu muito nas últimas décadas, precisa encontrar o caminho diante deste novo contexto”, afirmou Raquel durante a entrevista. A postura da governadora lança luz sobre as mudanças que vem ocorrendo nas relações entre os dois partidos, historicamente opositores.

A governadora tenta conter o protagonismo do prefeito do Recife junto a um Lula que ja deu sinais que vai ficar com o filho do ex-companheiro Eduardo Campos. O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, na contra-mão, deixou claro desde 2023 a intenção em fortalecer a oposição contra o governo Lula.

Raquel quer exatamente o contrário e vê seu projeto passar pelas bençãos de Lula. Sonhar pode.

Fenômeno do Carnaval

Um dos sucessos do Carnaval deste ano foi o atual prefeito de Recife, João Campos, com o seu “nevou”. Desafiado pelo cantor de brega funk MC Anderson Neiff a descolorir os cabelos, o gestor da capital pernambucana não pensou duas vezes e apareceu repentinamente nas redes sociais com o resultado, que logo viralizou. Durante os festejos no Marco Zero, ele chegou até mesmo a subir no palco do famoso Marco Zero para dançar brega funk, o que o ajudou a dar um salto de 1,5 milhão para 2 milhões de seguidores no Instagram. O filho de ex-governador Eduardo Campos afirma que a atitude foi uma homenagem a cultura das periferias. Contudo, uma coisa é certa: o “nevou” de João Campos caiu nas graças dos foliões.

Ou fenômeno do marketing?

Já para outros, a ação foi vista como pura estratégia de marketing. O deputado estadual Alberto Feitosa (PL) soltou o verbo em suas redes sociais ao afirmar que Campos gastou mais de 783 vezes em propaganda do que em políticas públicas municipais de habitação pública. Feitosa não chegou a divulgar números exatos relacionados aos investimentos nessa área, no entanto deixou no ar a alfinetada ao herdeiro da família Arraes, a quem chamou de “Prefeito TikTok”.

Um novo ano

Existe uma crença popular de que o ano só começa depois da quarta-feira de cinzas. Sabemos que, na prática, isso não acontece de forma literal, mas é fato que em ano de disputa eleitoral é somente após a festa momesca que as decisões começam a ser definitivamente tomadas e as movimentações políticas intensificadas. Os primeiros meses de 2024 vão oferecer o tom do que nos espera nas eleições pernambucanas municipais, ainda assim gerou expectativa e curiosidade sobre os próximos passos. O que será que vem por aí?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários